Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mais de 95% das pessoas não tiveram o auxílio emergencial por não compartilhar link #boato

Mais de 95% das pessoas não tiveram o auxílio emergencial por não compartilhar link #boato

Mais de 95% das pessoas não tiveram o auxílio emergencial por não compartilhar link, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Mais de 95% das pessoas não tiveram acesso ao auxílio emergencial por não terem feito um procedimento simples: entrar em um site e compartilhar um link no WhatsApp.

Desde que o auxílio emergencial foi anunciado pelo governo federal para ajudar pessoas prejudicadas economicamente pela pandemia do novo coronavírus, o que não faltaram na internet foram golpes relacionados ao assunto. O último deles que tivemos acesso aponta para “um procedimento”.

De acordo com textos que circulam na internet, mais de 95% das pessoas não conseguiram acesso ao auxílio emergencial por não terem realizado um procedimento: entrar em um site (na versão que vimos era o gov-br.tk), responder algumas perguntas e compartilhar um link com amigos. Leia a mensagem que circula online:

Mais de 95% das pessoas não tiveram o AUXÍLIO EMERGENCIAL aprovado por que não completarem este procedimento.Complete agora e tenha seu benefício APROVADO AINDA HOJE! FAÇA AQUI: [site]

Mais de 95% das pessoas não tiveram o auxílio emergencial por não compartilhar link?

A mensagem se espalhou com muita força no WhatsApp, principalmente entre as pessoas que não conseguiram o benefício. Mas será mesmo que 95% das pessoas não conseguiram o auxílio emergencial e será mesmo que é preciso compartilhar um link para que o auxílio em questão seja concedido? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava. O tal texto não passa de mais uma isca para roubar dados de internautas e fazer com que os golpistas “faturem algum” com publicidade online. Mesmo que você siga todos os passos, nada acontece no final. O vídeo abaixo explica que benefícios do governo têm sido um prato cheio para esse tipo de golpe:

Para além disso, demos uma olhada na reputação da página no serviço Virus Total e descobrimos que o Force Point classifica a página como “suspeita”. Ou seja: o clique não é recomendado, muito menos o compartilhamento.

Para terminar, só uma questão de justiça. É falso também que 95% das pessoas que tentam o auxílio emergencial não conseguem o benefício. De acordo com dados dessa matéria, mais da metade dos 93 milhões de pedidos foram aceitos pela Caixa.

Resumindo: a história que aponta que 95% dos benefícios do auxílio emergencial não foram aceitos é falsa assim como o pedido para que você entre em um site e compartilhe um link com amigos no WhatsApp.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw