Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook #boato

Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook #boato

Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Magazine Luiza está sorteando 100 smart TVs de 50 polegadas. Para ganhar, é só “adivinhar número no Facebook” e compartilhar link de site no WhatsApp com amigos.

Nos últimos dias, o Boatos.org descobriu um novo tipo de promoção falsa na internet. Desta vez, a plataforma utilizada é o Facebook e o “modus operandi” consiste em pedir compartilhamentos de um texto e likes para uma página. No caso de hoje, esse tipo de balela se juntou com a clássica “promoção falsa no WhatsApp”.

Na história de hoje, o prêmio seria uma TV de 50 polegadas dada pelo Magazine Luiza. Em uma das “promoções”, um post no Facebook falava de um número premiado, uma mudança de cor da foto e pedia para o internauta comentar no conteúdo. Leia:

A Magazine Luiza Está sorteando uma TV de 50″ !!, Serão 100 Prêmios para os Primeiros que acertarem o Numero PREMIADO. Abre a foto, Comenta um numero de 1 a 61., Se ele MUDAR de cor, ou te chamarmos no CHAT, Você ganha na HORA! Não perca Tempo, Abra a foto e Comente agora !!

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Na “segunda versão”, uma mensagem no WhatsApp também falava de uma promoção. Porém, para ganhar seria preciso entrar em site, responder a três perguntas e compartilhar o link com os amigos no aplicativo. Leia:

*Promoção Magazineluiza* Concorra a uma Smart TV de 50 Polegadas Mais de *100 Smart Tv’s* esperam por você, acesse nosso site da promoção e participe você também.. [site, que na versão que vimos é o novidadesnet.space]

Magazine Luiza sorteia TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook?

No Facebook, a tal postagem teve mais de 5 mil compartilhamentos e cerca de 15 mil comentários. No WhatsApp, não faltou gente compartilhando o link com os amigos. Só há um detalhe: “coincidentemente”, as duas promoções que circulam online são falsas. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vamos começar com o post do Facebook. Como falamos antes, esse tipo de história falsa já foi desvendada na semana passada (em uma promoção fake que usava o nome das Lojas Havan). A falcatrua funciona da seguinte forma: alguém cria uma página falsa usando o nome da loja, divulga a promoção falsa, ganha likes para a página e depois a vende para alguém. Ou seja: o “anúncio” das TVs é só uma isca para as pessoas valorizarem algo para ser vendido por um preço melhor.

No caso do WhatsApp, o modus operandi é aquele manjado por aqui. Alguém cria uma promoção falsa, coloca em um site com anúncios e, ao pedir o compartilhamento, tem acesso aos dados do WhatsApp dos internautas. Detalhe: mesmo que a pessoa siga todo “caminho”, nada acontece. Temos até um vídeo que fala sobre isso:

O modus operandi das promoções do Facebook e do WhatsApp já entrega que a promoção da Magazine Luiza é falsa. Só por desencargo, fomos procurar por mais detalhes nos perfis oficiais da loja e, como imaginávamos, nada encontramos. É de se pressupor que, se fosse real, a promoção seria divulgada incessantemente nos canais oficiais da empresa.

Resumindo: a promoção que circula online e aponta que a Magazine Luiza está sorteando uma (ou 100) smart TV de 50 polegadas é falsa. É falsa no Facebook, é falsa no WhatsApp e seria falsa também no Instagram, Twitter etc. Fim de papo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3