Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Magazine Luiza faz doação de ar condicionado para quem comentar foto no Facebook #boato

Magazine Luiza faz doação de ar condicionado para quem comentar foto no Facebook #boato

Magazine Luiza faz doação de ar condicionado para quem comentar foto no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Magazine Luiza está fazendo a doação de 700 aparelhos de ar condicionado. Para ganhar, a pessoa tem que comentar em foto no Facebook e entrar em um site que nada tem a ver com a loja.

Já virou praxe. Nos últimos dias, o Boatos.org tem se debruçado em desmentir diversos boatos relacionados à doação de eletrodomésticos por parte de redes de lojas. Já falamos de mensagens falsas que falavam de doação de geladeiras por parte do Magazine Luiza e de sofás por parte do Carrefour. Hoje, vamos falar novamente de Magazine Luiza.

De acordo com textos que viralizaram em grupos no Facebook, o Magazine Luiza está estaria doando aparelhos de ar condicionado para as pessoas que comentassem “MAGA” em uma foto no Facebook, compartilhassem a publicação e entrassem em um site. Leia uma das mensagens que estão circulando online:

DOAÇÃO DE 700 AR CONDICIONADO Campanha Solidária da MAGAZINE LUIZA em apoio a famílias de todo o Brasil! Como funciona? Nossa equipe entrará em contato com os participantes que conseguirem COMENTAR “MAGA” sem serem interrompidas por outros participantes, portanto para participar basta COMENTAR “MAGA” letra por letra, se conseguir nossa equipe enviará uma mensagem para você de imediato para que possa lhe enviar a premiação.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

(ABRA A FOTO PARA COMENTAR! Seu comentário só será válido se não for interrompido) Exemplo de comentário da campanha: MAGA CAMPANHA VÁLIDA PARA TODO BRASIL! Esta é uma campanha exclusiva da MAGAZINE LUIZA, uma inciativa solidária de ajudar o país em um momento tão difícil para todos nós! Fique em casa, previna-se e cuide da sua saúde

Magazine Luiza está fazendo doação de ar condicionado para quem comentar em foto no Facebook?

Apesar de muitas das publicações terem sido compartilhadas e, principalmente, comentadas, por muitas pessoas, a promoção em questão é falsa. Não, o Magazine Luiza não está doando aparelhos de ar condicionado para as pessoas que comentarem em uma foto no Facebook.

Na realidade, a mensagem em questão é uma nova versão de um fake que tem se tornado recorrente. O primeiro detalhe que indica a farsa está na página do próprio Magazine Luiza. Ao procurar pela tal “distribuição de aparelhos de ar condicionado” (assim como no caso da doação de geladeiras), nada encontramos a respeito do assunto. Se a promoção fosse real, estaria sendo divulgada pela própria empresa.

O segundo detalhe que entrega a farsa está no histórico recente desse tipo de notícia falsa. Como falamos lá no início do texto, não faz muito tempo que outras promoções falsas do tipo circularam em redes sociais. E aí chegamos ao terceiro detalhe: muitas das publicações que anunciavam a “doação” foram, simplesmente, apagadas. Ou seja: quem anunciou a promoção, sumiu.

O quarto ponto está no site linkado como se fosse do Magazine Luiza. Invariavelmente, as páginas (que emulam uma loja virtual) não têm qualquer relação com a rede de lojas. Por fim, o quinto e mais grave ponto. Além de os sites não terem qualquer ligação com o Magazine Luiza, são utilizados CNPJs de empresas que nada têm a ver com comércios e e-mails de contatos que não existem.

Ou seja: a estratégia dos golpistas se configura da seguinte forma: uma doação falsa é criada com o pedido para quem sejam feitos comentários e compartilhamentos. A estratégia serve para que a mensagem se espalhe e que “potenciais clientes” (para não dizer outra coisa) recebam o link do site falso de vendas. A partir daí, dados podem ser roubados ou, ainda, falsas vendas (principalmente com o argumento que seria o “valor do frete”) sejam realizadas.

Resumindo: a história que aponta que o Magazine Luiza está dando aparelhos de ar condicionado para as pessoas que comentarem em uma foto é falsa. Trata-se apenas de uma isca para quem golpes sejam aplicados na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK