Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Lei do Senado dos EUA criminaliza o uso de VPN #boato

Lei do Senado dos EUA criminaliza o uso de VPN #boato

Boato – O Senado dos Estados Unidos aprovou uma lei que criminaliza o uso de conexões via VPN para acessar sites como o TikTok.

Em todo o mundo, debates sobre limites das redes sociais estão ocorrendo. Aqui no Brasil, a chamada PL das Fake News tem gerado discussões que envolvem políticos, jornalistas, plataformas de redes sociais e outros atos. Nos EUA, não tem sido diferente. E uma história está circulando na internet.

De acordo com mensagens que viralizaram em redes sociais, o Senado dos Estados Unidos teria aprovado uma lei que criminalizaria o uso de VPN (se você está perguntando “o que significa VPN?“, saiba que é um mecanismo que permite o acesso criptografado da internet) no país. Textos apontam que, após a proibição, a multa poderia chegar até a US$ 1 milhão.

Lei do Senado dos EUA criminaliza o uso de VPN?

A “denúncia” permeou os debates em torno de um projeto de número 686. Porém, ele não aponta, em nenhum momento, que o uso da VPN está proibido nos Estados Unidos. Tampouco, prevê uma multa para tal.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Para chegar à solução, resolvemos buscar por mais informações sobre o assunto. O próprio texto do projeto de lei (que sequer foi aprovado e, com isso, não está em vigor) é claro em apontar que não há qualquer trecho que aponte para VPN.

O site de checagem Politifact, que verificou a história, aponta também que houve uma má interpretação em relação ao assunto. De acordo com a página, algumas pessoas aferiram que se, por exemplo, o TikTok fosse restrito no país e alguém tentasse acessar via VPN, seria punido. Porém, isso não passa de informação no mundo das ideias.

Resumindo: não procede a informação que aponta que o Senado dos Estados Unidos aprovou uma lei que prevê a proibição da VPN no país. Trata-se de uma fake news que circulou entre norte-americanos perante polêmicas de um projeto.