Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe de “robô investidor” cita Itaú Unibanco e Carlos Bolsonaro

Golpe de “robô investidor” cita Itaú Unibanco e Carlos Bolsonaro

Itaú Unibanco processou Carlos Bolsonaro por causa de investimento em criptomoedas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Itaú Unibanco processou Carlos Bolsonaro pelo que ele disse na TV sobre um investimento em criptomoedas.

Análise

Os golpistas relacionados a falcatruas financeiras não têm sido, exatamente, criativos no enredo de suas histórias mirabolantes.

Não é a primeira (é já podemos dizer que não será a ultima) vez que a seguinte história circula na internet: banco “X” processou famoso “Y” por causa de revelação de plataforma de investimentos revolucionária. Ao final, é vendido o serviço. Tudo isso em um site clone de um portal de notícias.

Na história de hoje, estão falando (em uma página clone do Valor Econômico, mas com a assinatura de um repórter da Bloomberg) que o banco Itaú Unibanco estaria processando Carlos Bolsonaro pelo que ele “disse na TV”. Leia:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

O Itaú Unibanco processa Carlos Bolsonaro pelo que disse ao vivo na TV O escândalo ocorreu durante um programa ao vivo, quando Carlos Bolsonaro revelou acidentalmente o seu segredo no programa. Muitos telespectadores prestaram atenção às palavras “acidentais” de Carlos Bolsonaro e começaram a enviar mensagens para a transmissão. Contudo, o programa foi interrompido por uma chamada do Itaú Unibanco, que exigiu a interrupção…

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o Itaú Unibanco vai processar Carlos Bolsonaro pelo que ele disse na TV? 2) Carlos Bolsonaro deu alguma dica de investimento em alguma plataforma de criptomoedas? 3) O que acontece se você resolver investir o seu dinheiro na tal plataforma?

É verdade que o Itaú Unibanco vai processar Carlos Bolsonaro pelo que ele disse na TV?

Não. Conforme falamos, a história que fala do filho do ex-presidente é apenas uma adaptação de outras fakes que já desmentimos. No rol, estão histórias sobre Marcos Mion, Ana Castela e até Jair Bolsonaro. O intuito é ludibriar as pessoas para que ela invista no tal “robô investidor de criptomoedas”.

Carlos Bolsonaro deu alguma dica de investimento em alguma plataforma de criptomoedas?

Não. Não há qualquer registro de que Carlos Bolsonaro tenha feito qualquer recomendação de investimento em criptomoedas. Muito menos em uma plataforma mais do que suspeita.

O print em questão da suposta entrevista reveladora é de uma fala dele ao podcast Pod Atualizar. Em nenhum momento ele falou qualquer coisa sobre investimentos como este.

O que acontece se você resolver investir o seu dinheiro na tal plataforma?

Podemos inferir que alguém que se aproveita de uma fake news para divulgar um produto não é confiável. Além disso, esse papo de ficou milionário com robô investidor é tão balela que só sendo muito trouxa para acreditar. Nunca invista em nada que não tenha a certificação necessária. Seu dinheiro agradece.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que o Itaú Unibanco tenha processado Carlos Bolsonaro por causa do tal investimento em criptomoedas. A história é só uma nova versão para promover um golpe já manjado na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).