Ibope está fazendo pesquisa eleitoral em link de site no WhatsApp #boato

Boato – O Ibope está selecionado pessoas para responder a uma pesquisa eleitoral no WhatsApp. Para saber quem está na frente, é só compartilhar um link com amigos.

Se depender do número de golpes que estão aparecendo na internet nos últimos dias, parece que a demanda por dados pessoais de usuários do WhatsApp está alta. Nos últimos sete dias, essa será a quarta vez que o Boatos.org vem a público desmentir uma mensagem que esconde um golpe no aplicativo. E vamos convir que os “brindes oferecidos” estão cada vez mais muquiranas.

A última história que viralizou dá conta de que o Ibope está selecionando pessoas para responder uma pesquisa eleitoral em um site (na versão que recebemos era o site ibope.ml). Alguns usuários estão recebendo a seguinte mensagem: “Você foi selecionado para participar da pesquisa eleitoral do Ibope, responda no link e descubra quem está na frente das eleições hoje. *Responda aqui:* [site]”.

Ao entrar no site, você se depara com um banner “Eleições 2018, vem pra urna” e a seguinte mensagem: “Responda Abaixo para saber o resultado da pesquisa eleitoral hoje. SUA OPINIÃO É IMPORTANTE, RESPONDA: CIDADE NOME CANDIDATO CONFIRMAR”. Depois disso, você é convidado a compartilhar o link com amigos para ver o resultado da pesquisa.

Ibope está fazendo pesquisa eleitoral em link de site no WhatsApp?

Não, cara! Não bastassem as inúmeras pesquisas falsas que aparecem em redes sociais (e são ilegais, de acordo com o TSE), agora é o Ibope que está sendo usado como isca para um golpe. Isso mesmo, golpe. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem e no site, já percebemos que se trata de uma pesquisa falsa e um golpe. Além de a pesquisa seguir aquele velho roteiro dos golpes de Phishing do WhatsApp (confirmado neste link do site Vírus Total pelo serviço Kaspersky), o “site do Ibope” não só não é oficial como também é muito mal feito. O logotipo “vem pra urna” é do TSE e não tem nada a ver com o instituto de pesquisa.

Para terminar de “enterrar” o boato, o próprio instituto veio a público desmentir a informação. Em seu site oficial, o Ibope apontou que não faz pesquisa por WhatsApp ou celular e que o que está circulando na internet é uma enquete. Leia trechos:

O IBOPE Inteligência tomou conhecimento de que mensagens de celular estão sendo disseminadas com um suposto convite para responder uma pesquisa eleitoral para presidente. Esclarecemos que não registramos e tampouco estamos realizando pesquisa de intenção de voto para divulgação pela internet ou muito menos selecionando entrevistados por mensagem de celular.

O que está circulando é uma enquete e não uma pesquisa. Em muitas ocasiões, como agora, as pessoas se referem às pesquisas como sendo enquetes. Entretanto, a diferença entre os dois significados está no rigor científico da execução das mesmas. […]

Aproveitamos essa oportunidade para informar que em ano eleitoral a realização de enquetes e sondagens sobre as eleições está proibida desde o dia 20 de julho pelo TSE. De acordo com a Resolução TSE nº 23.549/2017, esse tipo de levantamento deve ser punido com o pagamento de multa prevista no parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições). Portanto, é falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência. 

Resumindo: a história que aponta que o Ibope está fazendo uma pesquisa eleitoral no WhatsApp e que você precisa compartilhar o link para ver os resultados é falsa. Tudo não passa de mais um golpe que usa as eleições (e a curiosidade das pessoas) como isca para roubo de dados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)