Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por 10 pessoas que repassarem foto de flores #boato

Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por 10 pessoas que repassarem foto de flores #boato

Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por 10 pessoas que repassarem foto de flores, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Hospital do Câncer está pedindo que você repasse uma foto com algumas flores. A cada 10 pessoas que repassarem a foto, hospital ganha 1 euro.

Existem alguns boatos que, por mais absurdos que sejam, devem ser desmentidos todos os anos. Um deles é o que fala de uma boa ação muito, digamos, fácil de se realizar. Ela envolve uma foto com diversas flores e o “Hospital do Câncer” (não sabemos de qual local).

De acordo com a mensagem que circula online, o tal Hospital do Câncer estaria ganhando 1 euro por cada 10 pessoas que compartilhassem uma singela (e bela) imagem de flores. “o hospital do câncer está pedindo para repassar essas flores porque a cada 10 pessoas que repassar eles ganham 1 euro para ajudar”, diz a mensagem que circula online.

Confira o desmentido em vídeo

Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por 10 pessoas que repassarem foto de flores?

No Facebook, no Instagram e, principalmente, no WhatsApp, a mensagem se espalhou por muitas timelines por aí. Porém, não é verdade que o Hospital do Câncer vai ganhar 1 euro por 10 pessoas que repassarem uma imagem com flores. Na realidade, esse mesmo boato já havia sido desmentido em 2020 por aqui. Como o que foi dito outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A mensagem em si já nos faz ficar muito desconfiados. Para começar, ela nem fala nas circunstâncias da doação ou mesmo qual “hospital do câncer” ganharia a doação (caráter vago). Além disso, ela é apelativa e mexe com os sentimentos das pessoas (alarmista), pede compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Ou seja: quase todas características de um boato online.

Vale dizer que esse tipo de história “repasse para ajudar a pessoas/instituição” é mais do que manjada na internet. Não foram poucas as vezes que desmentidos ocasiões em que fotos de crianças doentes tinham o tal pedido de compartilhamento (vale a pena ler esse artigo para você perceber o quão “sem noção” é esse tipo de boato). No vídeo abaixo, temos um exemplo:

Assim como explicamos nos tantos outros casos citados, há alguns motivos que fazem esse tipo de texto ser fake: 1) Não há como controlar o quão compartilhada é uma imagem no WhatsApp porque as mensagens são criptografadas. 2) Trata-se de um tipo de marketing que não faz muito sentido porque está incentivando a prática de spam.

Mesmo com tudo isso, resolvemos procurar pela tal história de “repasse de foto de flores” por doação. Como era de se imaginar, nada encontramos além da tal corrente no WhatsApp e Facebook. Não precisa dizer mais nada, né?

Resumindo: a história que aponta que o Hospital do Câncer vai ganhar dinheiro por imagens de flores que forem repassadas no WhatsApp (ou em outras redes sociais) é falsa. Não passa de um boato manjado e que já foi desmentido por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: