Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hospital do Câncer faz campanha em que ganha 10 centavos por cada vez que vídeo de menina for compartilhado #boato

Hospital do Câncer faz campanha em que ganha 10 centavos por cada vez que vídeo de menina for compartilhado #boato

Você deve compartilhar vídeo de bebê com câncer dançando para ele ganhar doação do WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se você compartilhar um vídeo de uma menina com câncer, o WhatsApp vai dar 0,10 centavos para o Hospital do Câncer fazer o tratamento dela.

O ano está quase acabando e achávamos que iríamos passar o ano de 2022 sem ter que desmentir nenhuma fake news da categoria compartilhe foto de criança doente para que ela receba doações. Achávamos errado.

Está circulando nos últimos dias de 2022 um áudio junto com um vídeo de uma menininha dançando. Nele, uma mulher fala que o “Hospital do Câncer está fazendo uma campanha” em que a cada vez que o vídeo fosse compartilhado, a menina ganharia 0,10 para fazer o tratamento. Leia a transcrição do áudio:

O Hospital do Câncer está fazendo uma campanha pra essa fofinha ela tem câncer. E cada vez que você envia esse vídeo pra alguém ela ganha dez centavos. É pra ajudar na cirurgia dela puder ajudar vamos mandar esse vídeo pra todo mundo. Um abraço

Hospital do Câncer faz campanha em que ganha 10 centavos por cada vez que vídeo de menina for compartilhado?

É curioso que, em pleno ano de 2022, a mensagem tenha se espalhado (afinal, algumas pessoas parecem mais vacinadas contra fake news). Independentemente de “curiosidades”, uma coisa é fato: a história é falsa.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na realidade, trata-se de uma nova versão de um velho enredo de fake news: de que redes sociais doariam dinheiro para quem compartilhasse fotos de crianças doentes. Mais do que isso, já desmentimos uma versão que se utilizava do mesmo vídeo (a diferença está na ausência da menção ao “Hospital do Câncer” e ao valor, que era de R$ 1). Relembre o que escrevemos.

Ao ver a mensagem, já sabíamos do que se tratava. Esse tipo de balela da doação por compartilhamento é uma das mais comuns no WhatsApp (creio que só perca para o falso anúncio de promoções no app). É tão comum que temos até uma dica em vídeo:

Em uma das inúmeras vezes que desmentimos uma história como essa falamos justamente do vídeo em questão. Na ocasião, foi dito que o bebê tinha, na realidade, problema nos rins. Relembre a nossa argumentação (vale para hoje também). Relembre e veja o vídeo real:

Já sabemos que a história é falsa. Mas quem é a menina do vídeo? Trata-se da pequena Sophia Romão Bueno. O vídeo foi gravado em março deste ano após o médico Paulo Martins tocar uma música e ela dançar. Depois que o boato viralizou, a mãe da menina publicou a seguinte mensagem:

Gente isso é MENTIRA…. PRIMEIRO que ninguém me comunicou se poderia ou não usar a imagem da minha filha para tal publicação. SEGUNDO além de não pedir dinheiro assim (pois não preciso, porque sempre tenho quem me ajuda em caso de necessidades), a Sophia não precisa fazer nenhum tipo de cirurgia, Graças a Deus.

TERCEIRO minha filha não é e nunca foi CEGA. Ela trata de uma doença chamada HISTIOCITOSE DE CÉLULAS DE LANGHERANS, ela faz QUIMIOTERAPIA como tratamento. QUARTO esse vídeo foi gravado em uma das muitas internações que ela fez para o tratamento. QUINTO o hospital que ela faz tratamento não arrecada dinheiro assim. Fazendo publicações em redes sócias sem o consentimento dos pais. Ele é muito sério e de respeito jamais faria algo assim….

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Hospital do Câncer está dando dinheiro para quem compartilhar a foto de uma menina dançando. A história é falsa e uma versão similar já foi desmentida pelo Boatos.org.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso