WhatsApp Plus é um vírus que danifica celular #boato

Boato – App WhatsApp Plus é um vírus que danifica o celular, monitora conversas e pega dados dos contatos. Nunca faça download dele. Em 2018, voltamos a desmentir a história. Confira aqui o boato sobre o WhatsApp Plus e do número (84)91316949.

Um dos serviços que mais tem crescido ultimamente é o WhatsApp. O serviço de mensagens instantâneas acaba de ser comprado pelo Facebook por US$ 16 bilhões. Isso mesmo, é muito dinheiro envolvido! Claro que o sucesso do aplicativo faz com que mensagens se espalhem não só por meio dele como sobre ele.

Depois de circular na internet a informação de que o WhatsApp passaria a cobrar as mensagens enviadas surgiu uma mensagem, no estilo corrente (que existe desde os primórdios de arquivos PPT enviados por e-mail), que fala sobre um aplicativo novo do WhatsApp, o WhatsApp Plus, que danificaria o celular e roubaria dados dos usuários. A mensagem foi enviada para vários usuários, via WhatsApp mesmo, e dizia o seguinte:

Aviso importante✅.  Não baixe o whatsapp novo (Whatsapp Plus),Pq  danifica  o celular, ficam monitorando sua  conversa pega  dados e endereços dos seus contatos… Muda sua foto de perfil q vai aparecer para as pessoas.

Preste atenção,Eles monitoram tdas as suas conversas.. . mandam até msg sem vc escreverEle é d outros criadores, mas tem o nome do msm.Foi criado por rakers… Repassem o maximo possivel, ñ deixem seus amigos baiXar o novo “”WHATSAPP PLUS”””

Só de ler a mensagem, já dá para desconfiar de que o texto é falso. Primeiramente, o texto é muito mal escrito e com muitos erros de português, além de abreviações utilizadas em exagero. Nada contra abreviar, mas se realmente se tratasse de um aviso sério, provavelmente, as pessoas teriam um cuidado maior ao repassar as informações, e pelo menos escreveriam de forma melhor.

Ao final da mensagem, há o pedido para que os usuários “repassem o máximo possível”, e isso a caracteriza como corrente. Alguns anos de experiência com a internet bastam para saber que dificilmente as correntes possuem caráter verídico e resultados efetivos.

Desde a corrente “do bem”, como “a cada compartilhamento será doado 1 real ao bebê com câncer”, até a da Samara “Oi meu nome é Samara, tenho 14 anos (Teria se estivesse viva)…” que acabava em “Não Quebre essa corrente por favor, a não ser que queira sentir a minha presença”.

Por fim, pesquisamos sobre o tal WhatsApp Plus, e das poucas referências que encontramos, estão sites para o download do app para Android, que explicam que o WhatsApp Plus seria uma versão do WhatsApp, porém com características a mais, como: personalizar cores, tamanhos de arquivos, aumento do limite de upload, entre outras. De acordo com o site, não se trata de um vírus.

O baixo número de referências causa estranhamento, pois se um aplicativo quer popularizar entre os usuários, no mínimo deveria haver notícias e materiais de divulgação sobre o programa. Além disso, o aplicativo não aparece na busca da Google Play Store, para Android, nem sequer na App Store, para IOS, ou seja, o app nem existe.

Se você receber a mensagem falando sobre o WhatsApp Plus e seu vírus, nem se preocupe, pois a chance de você baixar o app e ele danificar seu celular é nula, nem que você queira, conseguirá fazer o download. Claro que há a possibilidade de algum espertinho criar um app com vírus só para pegar os mais incautos. Mas até lá, é apenas mais uma corrente da internet.

Mais informações sobre a compra bilionária estão no Mas não me diga. A matéria foi escrita por essa humilde serva.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora (e amiga) Nathália Mendes. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)