Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Havaianas dá um par de sandálias grátis em site no WhatsApp #boato

Havaianas dá um par de sandálias grátis em site no WhatsApp #boato

Boato – A marca Havaianas está dando pares de sandálias da nova coleção verão em site no WhatsApp. Para ganhar, é só compartilhar com amigos.

Neste dia 22/10/2018, o Boatos.org participou no TSE, junto com outras empresas de checagem, de uma reunião com administradores de redes sociais e conselho do TSE. Durante a fala de representante do WhatsApp, por meio de videoconferência, este que vos fala fez uma indagação: “É possível bloquear os links de promoções falsas utilizados para roubar dados de usuários”? A resposta foi (como imaginávamos) negativa. Se o WhatsApp não pode fazer nada a respeito do assunto, o Boatos.org faz.

A última história que circulou na internet dá conta de que a marca Havaianas vai dar um par de sandálias grátis para as pessoas que entrarem em um site (na versão que acessamos, a página colecaodeverao.club), responder a três perguntas, compartilhar um link com amigos e comemorar. “Acabei de ganhar um par de sandálias da Havaianas da Nova Coleção de Verão Ainda restam algumas unidades! Aproveita e corre lá [site]”, diz a mensagem.

Havaianas dá um par de sandálias grátis em site no WhatsApp?

Vocês já devem imaginar que não faltou gente mandando a tal mensagem no WhatsApp para um monte de amigos na ânsia de ganhar um par de sandálias (sério, essas promoções falsas já ofereceram coisa melhor). Mas será mesmo que as Havaianas estão dando o mimo para quem compartilhar um link com alguns amigos? Não, né.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Vamos lá. Ao observar o tal anúncio, já percebemos que se tratava de um golpe. Os motivos são simples. O primeiro e mais relevante é que esse modus operandi é utilizado em todas as mensagens de phishing que usam como isca promoções falsas. Mesmo que você siga todos os passos, acaba sem nada no final.

Vale dizer que, se existisse alguma promoção real a respeito do assunto, ela seria feita em um site oficial das Havaianas e não em um site “genérico”, construído de forma amadora (aliás, como quase todos esses sites de promoções falsas) e com um domínio de final “.club”.

Só para garantir, resolvemos procurar pela tal promoção das duas sandálias no site oficial das Havaianas e nas redes sociais oficiais da marca. Como você deve imaginar, nada encontramos. Também como você deve imaginar, a lógica diz que encontraríamos algo se a promoção fosse real.

Resumindo: a história que aponta que a marca Havaianas está dando um par de sandálias para quem entrar em um site bizarro no WhatsApp é falsa. Não passa de mais uma tentativa de golpe para roubo de dados.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.