Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Hackers chineses usam mensagens de bom dia em GIF para phishing #boato

Hackers chineses usam mensagens de bom dia em GIF para phishing #boato

Boato – Não envie mensagens de bom dia em formato GIF. Hackers chineses descobriram como roubar dados no WhatsApp e espalhar vírus com elas.

Mal o sol nasce e as nossas redes sociais estão repletas delas. Sucesso entre os mais velhos, as mensagens de bom dia em GIF sempre aparecem no WhatsApp (inclusive o do Boatos.org). Porém, uma informação que circula no aplicativo pode fazer a situação mudar.

Mensagem dá conta de que a China of Shanghai International News teria enviado um “SOS” para que mensagens de “bom dia”, “boa noite” etc não fossem enviadas.

O motivo seria que hackers da China teriam projetados imagens que ocultam códigos de phishing. O texto ainda aponta que, se você mandar o GIF, dados bancários seus e de seus amigos serão roubados. De acordo com a mensagem, 500 mil pessoas teriam caído no “golpe do GIF”.

Hackers chineses usam mensagens em GIF para phishing no WhatsApp?

Confira o nosso desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história deixou muita gente preocupada. Mas será mesmo que a nova ameaça da internet são as mensagens em GIF enviadas pelo WhatsApp? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem tem muitas das características de boatos na internet. Tem caráter alarmista, pedido de compartilhamento e erros de português. Os erros, por sinal, acontecem porque a mensagem é uma tradução automática de um texto em inglês.

Ao buscar sobre a origem do texto, descobrimos algumas coisas interessantes. A primeira delas é que não existe China of Shanghai International News. Tentamos buscar por algum órgão com esse nome e não achamos nada. A outra coisa é que a história é classificada como “spam” em língua inglesa.

Nem precisava deste “giro todo” para descobrir que a história é falsa. Uma informação desmente todo o boato. GIFs nada mais são do que arquivos de imagem e não há como “inserir” um vírus em uma imagem. Como se sabe, o WhatsApp permite apenas o compartilhamento de imagens, vídeos e documentos.

Há uma possibilidade para que alguém pudesse se aproveitar de GIFs para roubar dados: se o site que “gera” as imagens tivesse algum arquivo malicioso que fosse inserido no computador ou celular da pessoa. Viu que falamos no condicional? Sim, porque não há uma notícia séria sobre hackers da China que estejam fazendo isso.

Resumindo: a história que aponta que hackers chineses estão usando mensagens de bom dia em GIF para espalhar vírus é falsa. Nem o veículo de comunicação existe, nem há denúncias sérias do tipo e tampouco há como colocar malware em imagens no WhatsApp.

Em tempo: mesmo não sendo real a ameaça, vale a pena usar o bom senso antes de sair enviando “bom dia” em GIF para as outras pessoas. As imagens não roubam dados pessoais, mas se o sujeito estiver no 3G… vai perder dados de internet para baixar o arquivo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.