Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe na internet cita “programa do governo e da LG” para distribuir ar-condicionado para população

Golpe na internet cita “programa do governo e da LG” para distribuir ar-condicionado para população

Governo e LG lançaram programa que dá ar-condicionado para população, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – O governo e a LG lançaram um programa para distribuir ar-condicionado grátis para toda população e que CNN deu a notícia.

  Análise

Começou a circular em redes sociais mais uma suposta “notícia” sobre um programa do governo que beneficiaria a população. De acordo com textos que circulam na internet, agora é o governo e a LG que resolveram criar algo.

O texto, que vem com uma suposta notícia do site da CNN, aponta que o governo e a LG resolveram distribuir aparelhos de ar-condicionado grátis por meio de um programa. Para ganhar o benefício, a pessoa teria que entrar no site e pagar um valor “simbólico” de R$ 133,79. Leia o texto que circula online:

Dr Rodrigo Cerato Patrocinado Governo em parceria com a LG lança programa para distribuição de Ar Condicionados portáteis devido ao alerta vermelho para altas temperaturas no Brasil! Verifique se você tem direito.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

CNN URGENTE: Novo projeto do governo irá distribuir aparelhos de ar condicionado devido à forte onda de calor. Verifique se você está apto ao programa apertando em Saiba Mais. CNN BRASIL Escreva um comentário…

Checagem

A mensagem chegou a muitas pessoas por meio de plataformas como o Facebook, Instagram e YouTube. Para realizar a checagem, vamos responder a algumas questões: 1) É verdade que o governo e a LG lançaram o programa para distribuição de ar-condicionado para as pessoas? 2) A CNN deu alguma notícia sobre o programa da LG e do governo? 3) O que acontece se você fizer o pagamento no site do suposto programa de distribuição de ar-condicionado?

É verdade que o governo e a LG lançaram o programa para distribuição de ar-condicionado para as pessoas?

Não é verdade. Na realidade, a mensagem tem seguido uma tendência recente em golpes na internet: falar de supostos programas do governo e utilizá-los como uma isca para golpes. Não consta em nenhuma fonte oficial ou confiável que o governo e a LG resolveram lançar o tal programa para distribuição de ar-condicionado.

A CNN deu alguma notícia sobre o programa da LG e do governo?

Outra tática utilizada pelos golpistas é criar um site “clone” de alguma fonte confiável na mídia. No caso, um site que emula o layout da página da CNN é utilizada para chamar atenção para o suposto programa de distribuição. Não é nem preciso dizer que o site da CNN não tem nada sobre o assunto e que a página tem erros crassos.

Só para ficar em três, vamos citar o erro gramatical em ar-condicionado (escrito como ar condicionados), o uso da imagem de César Tralli da Globo em uma matéria da CNN e, por fim, títulos gigantescos e links para sites de golpes.

O que acontece se você fizer o pagamento no site do suposto programa de distribuição de ar-condicionado?

A parte final do golpe é o direcionamento para um site com um chatbot e o pedido do pagamento de R$ 133,79. Se você efetuou o pagamento, temos uma informação triste: você caiu em um golpe. Dificilmente, você irá receber algum valor de volta porque os golpistas tendem a sumir com o dinheiro, não vão entregar nada e passarão a planejar uma nova falcatrua.

Conclusão

Golpe ⚠️

Não entre em sites desta natureza, não clique nos links e, muito menos, faça o pagamento. É falso que o governo tenha criado qualquer programa com a LG que permite a distribuição de aparelhos de ar-condicionado a preços baixos. Trata-se de mais um golpe que usa e abusa de anúncios pagos no YouTube, Facebook e Instagram.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)