Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpistas usam nome de programa Brasil Climatizado, do governo junto com a LG, que fala em distribuir ar-condicionado para população

Golpistas usam nome de programa Brasil Climatizado, do governo junto com a LG, que fala em distribuir ar-condicionado para população

Governo lançou programa Brasil Climatizado junto com a LG e dá ar-condicionado para o povo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo e a LG lançaram um programa chamado Brasil Climatizado para distribuir ar-condicionado a preços acessíveis para toda população e a CNN deu a notícia.

  Análise

Há alguns dias, circulou na internet uma mensagem que apontava que o governo e a LG lançaram um programa para distribuição de ar-condicionado para população. Tratava-se de um golpe, que foi desmentido pelo Boatos.org. Agora, a história ganhou uma nova roupagem.

A grande “novidade” na nova história que circulou na internet é que o programa ganhou um nome: “Brasil Climatizado”. Assim como em outros casos, o anúncio circulou por meio de um site “clone” da CNN. Leia a nova versão da história que está viralizando na internet:

Após o intenso calor das últimas semanas, governo federal entra em parceria com a LG e cria o programa ”Brasil Climatizado”, para beneficiar milhares de famílias ao redor do país. Aparelhos de ar-condicionado que normalmente custam 1500 reais, estão com 95% de desconto para as famílias aptas a aderirem ao programa.

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

Toque para verificar se há alguma unidade disponível. Como funciona o programa ”Brasil Climatizado”? Na última sexta-feira (24), o governo federal anunciou que, em vista do excesso de calor das últimas semanas, uma parceria foi iniciada com a fabricante LG para fornecer mais de 30 mil aparelhos de ar-condicionado para famílias aptas a aderirem ao programa.

Quero verificar se estou apto. Você precisa saber disso… Vale ressaltar que o número de aparelhos de ar-condicionado são limitados, portanto, caso você tenha interesse em receber a sua unidade, verifique imediatamente se está apto. Não deixe essa oportunidade escapar. Garanta já o seu ar-condicionado com o novo programa Brasil Climatizado! Verifique a disponibilidade. Relacionadas CNN Brasil. Você por dentro de tudo. © 2023 Cable News Network Brasil. Uma empresa NOVUS MÍDIA. Todos os direitos reservados.

Checagem

Novamente (assim como no outro caso apresentado aqui), a história começou a viralizar com todas as forças na internet e, infelizmente, enganou algumas pessoas. Para esclarecer o conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o governo e a LG lançaram o tal programa Brasil Climatizado? 2) A CNN deu alguma notícia sobre o programa Brasil Climatizado, do governo federal e da LG? 3) O que acontece se você fizer o pagamento no site do suposto programa de distribuição de ar-condicionado? Um detalhe: todas as respostas são feitas com base no que já escrevemos sobre a outra fake news similar.

É verdade que o governo e a LG lançaram o tal programa Brasil Climatizado?

Não é verdade. Na realidade, a mensagem tem seguido uma tendência recente em golpes na internet: falar de supostos programas do governo e utilizá-los como uma isca para golpes. Não consta em nenhuma fonte oficial ou confiável que o governo e a LG resolveram lançar o tal programa para distribuição de ar-condicionado. Muito menos que haja um programa de nome Brasil Climatizado.

A CNN deu alguma notícia sobre o programa Brasil Climatizado, do governo federal e da LG?

Outra tática utilizada pelos golpistas é criar um site “clone” de alguma fonte confiável na mídia. No caso, um site que emula o layout da página da CNN é utilizada para chamar atenção para o suposto programa de distribuição. Não é nem preciso dizer que o site da CNN não tem nada sobre o assunto e que a página tem erros crassos.

Só para ficar em três, vamos citar o erro gramatical em ar-condicionado (escrito como ar condicionados), o uso da imagem de César Tralli da Globo em uma matéria da CNN e, por fim, títulos gigantescos e links para sites de golpes.

O que acontece se você fizer o pagamento no site do suposto programa de distribuição de ar-condicionado?

A parte final do golpe é o direcionamento para um site com um chatbot e o pedido do pagamento de R$ 133,79. Se você efetuou o pagamento, temos uma informação triste: você caiu em um golpe. Dificilmente, você irá receber algum valor de volta porque os golpistas tendem a sumir com o dinheiro, não vão entregar nada e passarão a planejar uma nova falcatrua.

Conclusão

Golpe ⚠️

Infelizmente, os golpistas reciclaram o fake e tivemos que reciclar o desmentido. Mas o fato é que a história que aponta que o governo lançou um programa chamado Brasil Climatizado é mais uma fake news que está circulando com o intuito de aplicar um golpe. Não entre no site, não converse com o chatbot e, muito menos, realize o pagamento.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)