Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Programa Internet Brasil não prevê distribuição de celulares para todos que estão no Cadúnico

Programa Internet Brasil não prevê distribuição de celulares para todos que estão no Cadúnico

Governo está dando celulares para todos os cadastrados no Cadúnico, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo federal está dando celulares e chips para todas as pessoas que estão no Cadúnico.

Análise

Infelizmente, a desinformação que circula na internet em relação a benefícios do governo federal é vasta. Hoje, vamos falar de algo relacionado ao programa Internet Brasil que está, no mínimo, exagerado.

Diversos sites de conteúdo caça-clique estão viralizando com um título que aponta (ou dá a entender) que o governo federal estaria dando celulares para todas as pessoas que estão inscritas no Cadúnico. Fizemos abaixo uma compilação de alguns títulos. Leia:

Versão 1: Governo Federal distribui celulares para todos os inscritos no CadÚnico Versão 2: O Governo Federal junto ao CadÚnico aderiu 700 mil celulares que vem com chip e internet, para os Professores e os Alunos de algumas cidades. Governo está dando celulares para todos os inscritos do CadÚnico, veja como pedir o seu

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 3: Governo está dando celulares para todos os inscritos do CadÚnico, veja como pedir o seu Versão 4: Governo distribui celulares de graça para inscritos no CadÚnico Versão 5: Governo Lula distribui Celulares Para Todos Os Inscritos Do CadÚnico, Saiba Como Pedir O Seu

Checagem

Esse tipo de história necessita de uma checagem detalhada. Por isso, vamos fazer respondendo às seguintes questões: 1) O que é o programa Internet Brasil e o que tem a ver com o Cadúnico? 2) Todos os que estão no Cadúnico vão ganhar celulares e chips gratuitamente? 3) Quem pode receber chips por meio do programa Internet Brasil?

O que é o programa Internet Brasil e o que tem a ver com o Cadúnico?

Antes de tudo, precisamos contextualizar o que é o tal programa Internet Brasil. Para tanto, vamos buscar as informações no site oficial do programa. Leia: 

Programa Internet Brasil vai entregar chips de banda larga móvel gratuitos para milhares de alunos da educação básica na rede pública de ensino inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Ao todo, o programa visa entregar de forma escalonada (começando por algumas cidades) chips de celulares com acesso à internet para alguns estudantes que estão no Cadúnico.

Todos os que estão no Cadúnico vão ganhar celulares e chips gratuitamente?

Não. O que está havendo é uma distorção do que prevê o programa. Em nenhum momento, é prevista a distribuição de aparelhos celulares no programa Internet Brasil. “Já ter acesso a um dispositivo móvel” é um dos pré-requisitos para participar do programa e receber os chips.

Também não é verdade que todos os estudantes do Cadúnico vão receber os chips em questão. Na realidade, o número de pessoas elegíveis é bem restrito (muito menor do que os quase 100 milhões de inscritos no Cadúnico). 

Quem pode receber chips por meio do programa Internet Brasil?

O programa Internet Brasil está na sua segunda fase. Na primeira, a distribuição foi apenas para estudantes das cidades de Caicó/RN, Campina Grande/PB, Caruaru/PE, Juazeiro/BA, Mossoró/RN e Petrolina/PE, Araguari/MG, Conceição das Alagoas/MG e Uberaba/MG. Até o momento, cerca de 10 mil chips foram distribuídos (de acordo com este site). 

O requisitos para receber os chips são, além de estudar nas cidades citadas (pelo menos até a fase em que está o programa), os outros requisitos são Ser aluno da educação básica na rede pública de ensino (a partir do 3º ano), não ter chip de outros programas do governo, atender aos demais critérios de distribuição da sua escola, estar cadastrado no CadÚnico e já ter acesso a um dispositivo móvel (como já falamos).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o programa Internet Brasil prevê a distribuição de telefones celulares a todos que estejam cadastrados no Cadúnico. O programa é muito mais restrito e não prevê a distribuição de smartphones.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).