Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Governo criou programa Vote em Casa para eleições de 2020 #boato

Governo criou programa Vote em Casa para eleições de 2020 #boato

Governo criou programa Vote em Casa para eleições de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo federal criou o programa Vote em Casa. Todos os eleitores que entrarem em um site e compartilharem um link no WhatsApp poderão votar online nas eleições de 2020.

Na semana das eleições, podemos cravar que, pelo menos neste ano, a quantidade de fake news foi bem menor. As eleições municipais (que atraem menos atenção e são mais diluídas do que a para presidente), outros assuntos que rendem boatos (como, por exemplo a pandemia da Covid-19) e ações como a coalização contra fake news (na qual o Boatos.org participa) pode ajudar a explicar o movimento.

A prova de que as eleições não estão rendendo muitos fakes está que apenas hoje, faltando quatro dias para as eleições, surgiu a primeira tentativa de golpe de roubo de dados usando o pleito como “isca”. A mensagem em questão fala sobre um “benefício” que cairia bem neste momento: do voto em casa.

De acordo com a mensagem que está circulando online, o governo federal teria criado um programa de nome Vote em Casa. Para participar da iniciativa, a pessoa teria que fazer um cadastro em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp. Leia a mensagem que circula online e o texto que está no site (na versão que vimos era o “votoemcasa.com”):

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

COMUNICADO URGENTE: Para evitar aglomerações no dia das Eleições 2020, o Governo Federal criou o programa Vote em Casa. Todos os eleitores podem se cadastrar e votar através do telefone celular. O voto online substitui o voto presencial. Você pode votar de casa, da praia ou de qualquer outro lugar, através do celular! Para garantir acesso ao voto online, realize seu cadastro no site

CADASTRO VOTO EM CASA! Nestas Eleições, o voto podera ser realizado pelo Celular através de um cadastro online realizado neste aplicativo. O eleitor que optar pelo voto online fica livre da obrigação do voto presencial. PARA REALIZAR O CADASTRO AO VOTO EM CASA, É NECESSÁRIO PREENCHER O FORMULÁRIO ABAIXO INFORME SEUS DADOS INFORME SEU NOME COMPLETO INFORME SEU ESTADO INFORME SUA CIDADE TÍTULO DE ELEITOR POSSUI BIOMETRIA?

BEM VINDO(A) AO CADASTRAMENTO VOTO EM CASA ELEIÇÕES 2020! Confira os dados abaixo, em seguida clique em CONFIRMAR para preencher o formulário! SOLICITAÇÃO VOTO EM CASA AUTORIZADA VERIFICAÇÃO ANTI-ROBÔ COMPARTILHE PARA AVANÇAR Para preencher o formulário de cadastramento e finalizar sua inscrição, compartilhe o VOTO EM CASA 2020 com seus contatos do WhatsApp e receba acesso imediato! COMPARTILHAR

Governo criou programa Vote em Casa para eleições de 2020?

O que não faltaram foram pessoas interessadas no programa em questão e compartilhando a mensagem por aí. Porém, a informação que aponta que o governo federal criou o tal programa Vote em Casa para eleições de 2020 é falsa.

Na realidade, a mensagem (como falamos lá no início do texto) é mais uma daquelas mensagens que insistem em circular no WhatsApp (felizmente em volume menor do que em outros tempos) que prometem benefícios em troca de compartilhamento. Infelizmente, mesmo que você siga todos os passos, nada acontece no final (o máximo que pode acontecer é você ter dados roubados). Nós gravamos dois vídeos. Um deles alerta para este tipo de fake e outro explica o que você deve fazer se entrou em um site desses.

Já deu para ver que a mensagem é falsa, que você não deve compartilhar com ninguém e tampouco entrar no site e deixar os seus dados. Mas a coisa não para por aí: para além disso ela tem informações erradas sobre as eleições.

A primeira delas é apontar que o governo federal seria responsável por iniciativas no pleito. Ao contrário de países como os Estados Unidos, o Brasil tem um órgão responsável pelas eleições: o TSE. E aí chegamos à segunda informação errada. Apesar de o TSE ter planos para, no futuro, permitir a votação por celular, trata-se de algo embrionário e não será implementado em 2020. O próprio TSE publicou uma nota de esclarecimento sobre o tema:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que é falso o comunicado que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a possibilidade de se cadastrar em um site para votar em casa, por meio do celular, como substituição ao voto presencial. Todos os anos – especialmente nos anos eleitorais -, chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens de e-mail ou via aplicativos de smartphones com mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial.

Essas mensagens sempre oferecem um link de origem duvidosa, que convidam o cidadão a clicar para saber mais detalhes. Contudo, elas são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes. Em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, confira sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral – TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Resumindo: a história que aponta que o governo federal criou um site para as pessoas se cadastrarem para votar de casa nas eleições de 2020 é falsa. Além de não se o governo o responsável pelo processo eleitoral, a mensagem é só mais um golpe que visa roubar dados nas eleições.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK