Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe no WhatsApp usa nome do Atacadão para roubar dados no WhatsApp

Golpe no WhatsApp usa nome do Atacadão para roubar dados no WhatsApp

Atacadão dá presentes de Natal e Ano Novo para quem compartilhar no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – O Atacadão está dando presentes de Natal e Ano Novo para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link no WhatsApp.

Análise

Assim como em quase todos os anos, está circulando no WhatsApp uma mensagem que aponta que o Atacadão está dando brindes de Natal para as pessoas que entrarem em um link no WhatsApp.

A partir do momento que você entrar no link, há algumas instruções: primeiro, você tem que responder a algumas perguntas. Depois, tem que participar de um “jogo de caixas”. Ao final, você deve compartilhar um link com amigos no WhatsApp. Leia o conteúdo que circula online.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Presente da promoção de Natal do Atacadão! Parabéns! Atacadão – presente de Natal Através do questionário, você terá a chance de obter 1000 REAL .

Pergunta 1 de 4: Você conhece o Atacadão? Sim não Pergunta 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50+ Pergunta 3 de 4: O que você acha do Atacadão? Muito bom Inacreditável OK Não tão bom Pergunta 4 de 4: Você é homem ou mulher ? Macho Fêmea

Parabéns! Você tem a chance de ganhar um presente. Clique no botão “Resgatar presente” para continuar. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK

Parabéns! Você fez isso! Você ganhou 1000 REAL AS REGRAS 1. Você deve informar 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e complete o registro. 3. Os presentes serão entregues dentro de 5-7 dias OK

Checagem

A mensagem circulou no WhatsApp em 2023, mas é uma fake news manjada e já desmentida pelo Boatos.org em outros anos como 2018 e 2022. Para aprofundar a nossa checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o Atacadão está dando os tais presentes de Natal e Ano Novo em 2023? 2) O que acontece se você seguir todos os passos no site que se diz do Atacadão em 2023? 3) O que fazer se você entrou em um site como esse?

É verdade que o Atacadão está dando os tais presentes de Natal e Ano Novo em 2023?

Não é verdade. Se você é leitor assíduo do Boatos.org já deve saber que a tal oferta é falsa. Além de nenhuma página oficial do Atacadão estar anunciando o tal prêmio, o modus operandi denota uma fake news que esconde um golpe.

O que acontece se você seguir todos os passos no site que se diz do Atacadão em 2023?

Normalmente, há três coisas que você pode acontecer em casos como esse: 1) Você pode ser direcionado a um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular ou computador travar. 2) Você pode ser direcionado a outro site de promoções falsas. 3) Você pode ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados.

Além disso, há alguns riscos em entrar em sites como esse. Como não têm procedência, podem esconder programas espiões ou ainda roubar dados. Por isso, a nossa orientação é que você não entre em links como esse.

O que fazer se você entrou em um site como esse?

O ideal era não entrar no site. Mas se entrou, também não precisa entrar em pânico. A nossa primeira orientação é ver se o seu dispositivo está com um comportamento diferente (como, por exemplo, tendo notificações de sites que você nunca viu). Neste caso, a orientação é você limpar os dados do seu navegador. Caso veja algum comportamento estranho em alguma rede social, convém trocar a senha. Por fim, caso veja que o celular está lento, pode formatar o dispositivo.

Utilizar alguns programas que garantem a segurança online como um antivírus (há alguns que sempre barram este tipo de site) também vai lhe ajudar.

Conclusão

Golpe ⚠️

Novamente, cá estamos para informar que é falsa a informação que aponta que o Atacadão está dando um prêmio por causa do Natal e Ano Novo. Trata-se de uma nova versão de um golpe que insiste em circular online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)