Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Foto que mostra Steve Jobs vivo no Rio de Janeiro é de jornalista americano

Foto que mostra Steve Jobs vivo no Rio de Janeiro é de jornalista americano

Boato diz que Steve Jobs estaria vivo no Rio
Boato diz que Steve Jobs estaria vivo no Rio

Boato – Steve Jobs não teria morrido. Ele teria vindo para o Brasil e foi flagrado por um turista na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Um dos maiores nomes da história no mundo da tecnologia é, sem dúvida, o de Steve Jobs. O aclamado criador da Apple fez história graças ao design e simplicidades dos produtos da empresa. Jobs, como você deve saber, faleceu em 2011. Ele foi vítima de complicações de um tipo raro de câncer no pâncreas.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Porém, uma imagem que começou a circular na internet na primeira semana de agosto de 2014 mostra uma esperança para os fãs de Jobs. Um homem teria flagrado o todo poderoso da Apple na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Debilitado, ele estava em uma cadeira de rodas e com um protetor de pescoço. A imagem foi publicada no Reddit e fez sucesso. Junto à imagem, a seguinte mensagem:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Jobs no Rio de Janeiro, vivo.

É claro que a mensagem se tornou febre e começou a circular no mundo todo. Não demorou a chegar aos principais portais brasileiros. Só para citar três: o do jornal mineiro O Tempo, o da revista Galileu e o Terra. Desta vez, a publicação seguiu a seara da brincadeira. Afinal, tem que ser muito teórico da conspiração para acreditar que Steve Jobs não morreu.

Dizer que a história é falsa seria como bater em cachorro morto. Por isso, resolvemos nos aprofundar no mistério. A grande pergunta que fizemos era a seguinte: montagem ou sósia?

Fizemos essa pergunta no Fórum do Boatos.org no Facebook e a resposta não demorou a chegar. O leitor Alessandro Carvalho sugeriu o site Foto Fosensics para a gente fazer uma avaliação se a imagem fora modificada. Pelo o que vimos nos resultados, ela não foi manipulada.

Antes de respirarmos, a leitora Jennifer Marques Florindo deu fim ao mistério. Ela nos passou uma matéria da Gawker em que o “Steve Jobs carioca” se pronuncia. Ele é, na realidade, o jornalista Andy Hahn. O norte-americano foi editor da revista Sport Fishing. Porém, ficou doente (ele teve uma doença degenerativa) e veio morar no Brasil.

Hahn confirmou que era ele na foto. Ele também falou que a imagem foi tirada no dia 3 de agosto de 2014. Na ocasião, Luiz, o homem que cuidava dele, avisou que um skatetista passou por ele e tirou a foto. Andy perguntou “você mostrou a língua na imagem?”. Luiz respondeu que fez uma cara feia.

Bem, resumindo a história e desvendando o mistério. Steve Jobs, infelizmente, não está vivo. O homem que apareceu na imagem que viralizou pelo mundo é, na realidade, o jornalista Andy Hahn.