Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ford está distribuindo 500 carros Ecosport gratuitos em site no WhatsApp #boato

Ford está distribuindo 500 carros Ecosport gratuitos em site no WhatsApp #boato

Ford está distribuindo 500 carros Ecosport gratuitos em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para comemorar o aniversário de 116 anos, a Ford está dando 500 carros da marca Ecosport gratuitamente. Para ganhar, é só entrar em um site e compartilhar um link com amigos.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que aqueles anúncios de promoções falsas são uma constante na internet. O que nem todos sabem é que alguns dos “anúncios citados” beiram o absurdo (e mesmo assim enganam algumas pessoas). É o caso da história de hoje.

Circula em redes sociais um anúncio que aponta que a Ford está distribuindo 500 carros da marca Ecosport em comemoração ao aniversário de 116 anos. Para ganhar, seria preciso entrar em um site (na versão que vimos era um com o endereço d63d.com). “Ford está distribuindo 500 carros Ecosport gratuitos para celebrar seu 116º aniversário, Pegue seu carro grátis em : [site]”, diz a mensagem.

Ao entrar no site (recomendamos que você não faça isso), você se depara com uma página com um design amador, três perguntas e o pedido para que você compartilhe a informação com um certo número de amigos no WhatsApp.

Ford está distribuindo 500 carros Ecosport gratuitos em site no WhatsApp?

Muita gente (tanto no Brasil como em outros países lusófonos) compartilharam o link na esperança de ganhar uma Ecosport. Só há um detalhe: a informação que circula online não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Na realidade, não há muito o que explicar. Isso porque, ao nos deparar com o conteúdo, já sabíamos que ele segue “a cartilha” dos sites de promoções falsas que circulam na internet só para roubar dados de usuários.

Em todos esses golpes, há uma mensagem chamativa com um link para uma página que não tem nenhuma ligação com a empresa citada. No site, você é instado a responder perguntas e compartilhar um link com amigos. No final, nada acontece. O vídeo de baixo explica:

No caso do site utilizado na “promoção do Ford Ecosport” pode ter dar uma coisa: um vírus. Uma checagem pela página no serviço Vírus Total aponta que ela foi classificada como página com Malware pelo serviço Avira e como site malicioso pelo CRDF.

Só por desencargo, resolvemos buscar mais detalhes para saber se há alguma promoção da Ford de “distribuição de carros Ecosport”. Como era de se imaginar, nada encontramos (até porque distribuição de carros para quem compartilha um link com amigos é “um pouco demais, não?).

Resumindo: a promoção que aponta que Ford está distribuindo carros da marca Ecosport para quem compartilhar um link com amigos no WhatsApp é falsa. Ela é mais uma das promoções falsas que circulam no aplicativo só para enrolar e roubar dados de usuários.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.