Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe usa nome da Farmácias São João e usa prêmio de Dia do Trabalhador como isca

Golpe usa nome da Farmácias São João e usa prêmio de Dia do Trabalhador como isca

Farmácias São João está dando prêmio de Dia do Trabalhador no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – A farmácia São João está dando um prêmio em dinheiro por causa do Dia do Trabalhador de 2024.

Análise

Uma mensagem daquelas que sempre nos deparamos no WhatsApp está circulando em 2024. Ela aponta para o que seria uma grande ação da Farmácia São João para o Dia do Trabalhador (1° de maio).

De acordo com a mensagem, a empresa estaria dando prêmios em dinheiro por causa da data. “Farmácias São João – presente de dia do Trabalhador”, diz a mensagem que circula online.

Ao entrar no site, você se depara com três perguntas genéricas sobre a empresa e, no final, com um pedido para compartilhar o link da promoção para que o prêmio seja entregue.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que a Farmácia São João está dando o tal prêmio em dinheiro por causa do Dia do Trabalhador? 2) O que acontece se você seguir todos os passos na mensagem que fala sobre o prêmio de Dia do Trabalhador? 3) Há outras promoções falsas similares que citam o nome da Farmácia São João?

É verdade que a Farmácia São João está dando o tal prêmio em dinheiro por causa do Dia do Trabalhador?

Não é. Ao buscar em fontes confiáveis ou oficiais, nada encontramos sobre a tal ação de Dia do Trabalhador relacionado à farmácia São João. Além disso, o modus operandi apresentado na mensagem é tão manjado que já sabemos que se trata de um golpe e o que pode ocorrer.

O que acontece se você seguir todos os passos na mensagem que fala sobre o prêmio de Dia do Trabalhador?

Há três caminhos que podem ser seguidos quando você cumpre a etapa de compartilhar o conteúdo no WhatsApp. 1) Você pode ser levado a um site que vai fazer o seu celular ou computador travar. 2) Você pode ser direcionado a um site com cadastro que vai fazer os golpistas lucrarem com programas de afiliados ou roubarem seus dados. 3) Você pode ser enviado a outro site com promoções falsas.

Em nenhum caso, o prêmio é entregue. Esse tipo de ação sempre é desmentida no Boatos.org e, inclusive, o nome da Farmácia São João já foi utilizado.

Há outras promoções falsas similares que citam o nome da Farmácia São João?

Em 2023, o Boatos.org teve que desmentir uma mensagem muito parecida que falava que a Farmácia São João estaria dando os prêmios por causa do Dia das Mães. Assim como no caso de hoje, era uma balela.

Conclusão

Golpe ⚠️

Se você vir qualquer ação da Farmácia São João (ou em nome de qualquer empresa) prometendo prêmios se você compartilhar um link no WhatsApp, saiba que se trata de uma oferta falsa que esconde um golpe. Não entre no site, não compartilhe o link e não envie seus dados para ninguém.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).