Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Boato – Facebook vai cobrar taxa de $5,99 dos usuários

Boato – Facebook vai cobrar taxa de $5,99 dos usuários

Um dos formatos mais clássicos (e que mais pega em redes sociais) de boatos é aquele que aponta fórmulas mágicas para os usuários protegerem a privacidade de um perfil no dentro do Facebook. Normalmente, a mensagem aponta que a saída do usuário é compartilhar o próprio texto entre os amigos da rede social.

Neste hoax, o texto explica que o Facebook vai cobrar uma taxa de adesão para uso. A taxa varia de mensagem para mensagem, mas na maioria das vezes aponta para os valores de $ 5,99 ou $ 9,99 (desta forma mesmo, sem apontar em qual moeda o valor seria cobrado). A mensagem ainda diz que a única forma de se “safar” da taxa seria compartilhando um aviso de adesão que, coincidentemente, é a própria mensagem.

Por mais que o truque possa parecer ingênuo e sem maiores intenções (a não ser causar confusões em que usa a rede social), a mensagem costuma ser compartilhada por muitos usuários. Em alguns períodos, a quantidade de compartilhamentos tem picos. Um exemplo foi em fevereiro de 2013, quando era possível ver as mensagens em quase todas as timelines.  O boato foi negado pela própria assessoria de imprensa do Facebook, fato que pode ser visto nesta matéria do Portal EBC.

Mensagem de Facebook a $ 5,99 tem características de hoax

Agora é oficial, saiu na mídia. Hoje a noite os funcionários do Facebook darão inicio a procura desse aviso no seu mural sem o preço de adesão, se vc estiver com aquele aviso antigo com a taxa de $5,99 vc receberá uma ligação no seu telefone fixo a cobrar pedindo o numero do seu cartão de credito para tornar membro ouro e manter a sua privacidade como está. O facebook ainda acha que se vc quiser mais privacidade, compre um Diário! Se você colar isto no seu mural estará livre dessa cobrança. Caso contrário, amanhã suas publicações podem tornar-se públicas Mesmo aquelas mensagens que você excluiu ou fotos quem não autorizou. EU NÃO AUTORIZO (copiem e colem)

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como pode ser visto na mensagem, não é preciso muita atenção para encontrar indícios de que é um boato. O primeiro está na própria escrita. Com erros de acentuação, concordância, com a palavra Facebook escrita em caixa baixa e abreviações (como vc), dificilmente a mensagem seria considerada oficial a ponto dos funcionários do Facebook “procurarem” na rede social (como diz o início do hoax).

Outro indício de que a mensagem é falsa está no fato da mídia tradicional não dar uma notícia como essa, que seria bombástica. Apesar de o início da mensagem falar “saiu na mídia”, uma simples pesquisa no Google dá conta de que a suposta notícia não saiu em nenhum site. Observar esses dois pontos pode ajudar, e muito, o usuário a não compartilhar informações erradas em redes sociais.