Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Kit da Eudora também é utilizado como isca em golpe do frete no Facebook

Kit da Eudora também é utilizado como isca em golpe do frete no Facebook

Eudora dá kit grátis para quem responder quiz e pagar taxa de frete, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Eudora está dando um kit grátis para quem responder a um quiz e pagar uma taxa “simbólica” de frete.

Análise

Quase todos os dias, informações falsas relacionadas ao que chamamos de “golpe do frete” têm virado pauta aqui no Boatos.org. Agora, a marca que está sendo utilizada em anúncios pagos em redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube é a Eudora.

De acordo com textos que estão circulando nestas redes sociais, a empresa estaria, por causa do Dia do Consumidor, dando um kit de produtos grátis. A pessoa precisaria apenas entrar em um site, responder a um quiz e pagar uma “taxa de transporte”. Leia texto contido no site:

Quiz Exclusivo Eudora! Bem-vindo(a) ao nosso evento especial! Aqui na Eudora, queremos celebrar a beleza e o estilo com um toque extra de elegância. Junte-se a nós nesta jornada de descobertas e, ao final, ganhe um Combo Exclusivo de Produtos de Beleza Eudora! Pronto para começar? COMEÇAR

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

PARABÉNS! Parabéns por concluir nossa avaliação da Eudora! Como agradecimento, você ganhou um Kit Exclusivo de Produtos Eudora! Clique no botão RESGATAR abaixo para resgatar seu prêmio. Esperamos que aproveite os produtos e que eles tragam ainda mais beleza e confiança para o seu dia a dia. Com carinho, Equipe Eudora.

Checagem

Já vamos começar dando spoiler: a história é falsa e tudo não passa de um golpe. Mas, para seguir a nossa tradição, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que a Eudora está dando um kit para quem responder a um quiz e pagar o valor do frete? 2) O que acontece se você seguir todos os passos descritos no site que fala dos kits da Eudora? 3) O que fazer se você pagou e caiu no golpe do frete?

É verdade que a Eudora está dando um kit para quem responder a um quiz e pagar o valor do frete?

Não. Ao buscar pelas redes sociais oficiais da Eudora, nada encontramos sobre a tal ação. Além disso, o golpe (conforme falamos no início do vídeo), é mais do que manjado.

Não é de hoje que estamos falando que anúncios pagos em redes sociais que prometem “brindes grátis” em troca de um quiz e um valor de frete são recorrentes. O intuito é, no fim, ficar com o dinheiro de quem pagou.

O que acontece se você seguir todos os passos descritos no site que fala dos kits da Eudora?

Há muitas chances de você perder o dinheiro pago no frete. Isso porque os golpistas que inventaram o anúncio falso somem com o dinheiro sem deixar rastros. Em plataformas como o Reclame Aqui o que não faltam são queixas do golpe.

O que fazer se você pagou e caiu no golpe do frete?

Reaver o dinheiro é difícil. O caminho que aconselhamos é ir atrás dos dados financeiros utilizados no golpe. Se ela foi feita por meio de uma plataforma de pagamentos, aconselhamos que você abra uma reclamação em sites como o Reclame Aqui, no Procon e no Consumidor.gov. É possível que o dinheiro seja devolvido.

Junte dados dos golpistas como endereço utilizado para o golpe, Pix de quem recebeu o dinheiro (se conseguir) e também contas que pagaram pelos anúncios no Facebook ou Instagram e faça um boletim de ocorrência. Não é garantia de uma investigação, mas pelo menos será mais um registro contra os golpistas.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Eudora esteja dando kits grátis em troca de um quiz e do valor de um frete. Trata-se de mais um golpe promovido em redes sociais que insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).