Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que Elon Musk tenha dito que vai revelar código-fonte e fraude nas eleições

É falso que Elon Musk tenha dito que vai revelar código-fonte e fraude nas eleições

Elon Musk vai revelar o código-fonte das urnas eletrônicas, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Elon Musk disse que vai revelar o código-fonte das urnas eletrônicas e mostrar fraude nas eleições do Brasil.

Análise

As polêmicas relacionadas às declarações de Elon Musk sobre o Judiciário brasileiro já diminuíram (ou foram substituídas por outras histórias). Mesmo assim, ainda é possível ver algumas histórias circulando na internet.

Um vídeo no YouTube tem apontado que Elon Musk prometeu que iria “finalmente” revelar o código-fonte das urnas eletrônicas e que Alexandre de Moraes estaria “perdido” com a revelação de fraude nas eleições de 2022. Leia a mensagem e a transcrição do vídeo:

DESESPERO NO SUPREMO! CÓDIGO FONTE SERÁ EXPOSTO POR ELON MUSK! E XANDÃO AGORA ESTÁ SEM SAÍDA! Elon Musk, o gênio visionário por trás de inovações como Tesla e SpaceX, chocou o mundo ao anunciar uma revelação surpreendente: a abertura do código fonte do algoritmo de recomendação. Mas isso não é tudo! Ele também está prestes a desvendar o mistério por trás das palavras proibidas, aquelas que foram banidas pela censura! Imagine ter acesso aos segredos obscuros da liberdade de expressão? Musk não para por aí, ele está convidando o mundo para participar de uma discussão sem precedentes sobre essas palavras, desafiando as fronteiras da liberdade de expressão!

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Mas não é apenas uma jogada de marketing, é sobre construir confiança. Musk está tirando a cortina de fumaça e revelando a verdade por trás da chamada “caixa preta” dos algoritmos. Ele acredita que é hora de dissipar o véu de mistério que envolve o funcionamento interno desses sistemas. E os resultados? Espetacular! Mais de 100 problemas corrigidos graças à exposição dos segredos do algoritmo! Essa é uma vitória para a transparência!

E o que vem a seguir? Prepare-se para o choque final: Musk está se comprometendo a abrir completamente o código fonte! Sim, você ouviu direito, tudo será revelado! Ele desafia você a recriar a probabilidade de um tweet ser recomendado, com base no código aberto. É uma revolução na transparência, um passo gigantesco em direção à confiança total. Para Elon Musk, não há outro caminho além da transparência completa. Este é o futuro, e ele está desvendando os segredos para todos verem. Então é realmente transparência completa, e eu acho que esse é o único caminho para confiar. Eu não acho que haja outro caminho.

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Elon Musk revelou o código-fonte das urnas eletrônicas? 2) Elon Musk denunciou algum tipo de fraude nas eleições de 2022? 3) Há algum código-fonte das urnas eletrônicas para ser revelado?

É verdade que Elon Musk revelou o código-fonte das urnas eletrônicas?

Não. O vídeo que foi publicado no YouTube não passa de um conteúdo falso criado com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial. Ao buscar em fontes confiáveis, nada encontramos sobre “revelação de código-fonte da urnas” ou qualquer denúncia de Elon Musk sobre o processo de votação no Brasil.

Elon Musk denunciou algum tipo de fraude nas eleições de 2022?

Não exatamente. As publicações de Elon Musk ao Brasil estão mais centradas em pedidos do TSE para que o X revelasse autores de contas e também retirasse conteúdos do ar. Na visão dele, isso configuraria censura. Nenhuma das reclamações de Elon Musk têm a ver com as urnas eletrônicas (pelo menos até o momento).

Há algum código-fonte das urnas eletrônicas para ser revelado?

Este é um dos pontos mais importantes da história: não há “código-fonte” das urnas eletrônicas para ser revelado. Como já apontamos em muitos desmentidos do Boatos.org, os códigos-fonte das urnas eletrônicas são públicos e podem ser acessados até o momento da lacração deles (que ocorre nas vésperas das eleições). Não há o que revelar.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Elon Musk tenha revelado o código-fonte das urnas eletrônicas e revelado uma fraude nas eleições. Trata-se de uma fake news recorrente que, desta vez, tem como única novidade um novo personagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).