Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que Elon Musk vá inaugurar Torre da Eternidade em Balneário Camboriú

É falso que Elon Musk vá inaugurar Torre da Eternidade em Balneário Camboriú

Elon Musk vai inaugurar Torre da Eternidade (maior do mundo) em Balneário Camboriú, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Elon Musk vai inaugurar a Torre da Eternidade, a maior do mundo, em Balneário Camboriú (em Santa Catarina).

Análise

É inegável que a figura do bilionário Elon Musk ficou mais exposta (para o bem e para o mal) após ele comprar o Twitter (que agora é X). E é o “fã-clube” dele que está viralizando uma mensagem aponta para mais um “grande empreendimento”.

Um vídeo que está circulando, principalmente, no TikTok, aponta que Elon Musk vai construir um empreendimento que vai revolucionar o mundo da arquitetura. Seria um edifício chamado Torre da Eternidade, que teria 1.200 metros de altura, e seria feito em Balneário Camboriú.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

“Elon Musk faz Balneário de Camboriú a Torre da eternidade que irá revolucionar o mundo”, diz uma das mensagens que acompanham o vídeo. Leia a transcrição do mesmo:

Balneário Camboriú está prestes a se tornar o epicentro da Inovação Global com a construção da Torre da Eternidade, um arranha-céu de 1.200 metros que promete ser o maior do mundo. Liderado por Elon Musk, a construção da Torre da Eternidade vai gerar milhares de empregos e transformar Balneário Camboriú em um centro cosmopolitano e inovador.

Com R$ 250 andares de apartamentos de luxo, escritórios, hotéis 7 estrelas, restaurantes gourmet e um observatório panorâmico, a torre será um ícone de luxo e tem o design futurista que inclui painéis solares, jardins verticais e sistemas de coleta de água da chuva, estabelecendo novos padrões ecológicos. Este projeto bilionário vai redefinir a arquitetura e a sustentabilidade. Prepare-se para testemunhar o surgimento do mais espetacular marco arquitetônico do planeta. Elon Musk no comando.

Checagem

Muita gente ficou curiosa com a história. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que Elon Musk vai inaugurar a Torre da Eternidade em Balneário Camboriú? 2) De onde surgiu a história que aponta para Elon Musk e a Torre da Eternidade? 3) O bilionário vai realizar algum tipo de investimento na cidade?

É verdade que Elon Musk vai inaugurar a Torre da Eternidade em Balneário Camboriú?

Não é verdade. Ao procurar pela tal “Torre da Eternidade” de Elon Musk, nada encontramos além do vídeo que está viralizando na internet. A tal torre (ou seu projeto) não existe e não há nada sobre o bilionário realizar este tipo de investimento.

Há um projeto grandioso que é a Triumph Tower. De acordo com esta matéria do Poder 360, o prédio terá 154 andares e mais de 500 metros de altura. Se tornaria, o maior prédio residencial do mundo. O projeto não tem qualquer relação com Elon Musk e, como vocês podem ver, também não tem os “1.200 metros de altura” descritos na mensagem.

De onde surgiu a história que aponta para Elon Musk e a Torre da Eternidade?

A marca d’água da página nos mostrou que o caso surgiu em um perfil do TikTok chamado “Narrativas Curiosas TV”. A própria página tem a seguinte descrição: “HISTÓRIAS FICTÍCIAS DE REALIDADES PARALELAS A NOSSA!”. Pelo que vimos, trata-se de um conteúdo criado com o uso de inteligência artificial em uma página que só quer espalhar “histórias fictícias” para ganhar visualizações.

O bilionário vai realizar algum tipo de investimento na cidade?

Pelo que vimos, não há qualquer ligação entre Elon Musk e a cidade de Balneário Camboriú. A única coisa que há é a “chegada” de um modelo do Tesla Cybertruck, carro futurista da empresa do bilionário, para ser vendido na cidade de Balneário Camboriú. De acordo com esta matéria, ele será vendido pela bagatela de R$ 3 milhões. 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Elon Musk esteja prevendo construir um prédio chamado Torre da Eternidade em Balneário Camboriú. A história que está circulando foi criada com IA e publicada em uma página que só publica desinformação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).