Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que Elon Musk tenha falado “por que filha não pode casar com homem pobre”

É falso que Elon Musk tenha falado “por que filha não pode casar com homem pobre”

Elon Musk explicou porque minha filha não pode casar com um homem pobre, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Elon Musk escreveu um texto falando por que sua filha não pode casar com um homem pobre.

Análise

Em meio às polêmicas envolvendo o nome de Elon Musk, um texto citando o bilionário começou a circular em redes sociais. Na mensagem, ele teria dado uma “lição de vida”.

Elon Musk teria falado por que a sua filha “não poderia casar com um homem pobre”. Ele teria apontado que a “riqueza” não seria apenas a conta bancária, mas também o empreendedorismo. Depois, ele diz que a filha precisaria casar com um homem com a capacidade de “criar riqueza” e não o dinheiro. Leia:

“POR QUE MINHA FILHA NÃO PODE CASAR COM UM HOMEM POBRE, DE ACORDO COM “ELON MUSK”. Elon Musk explica por que sua filha não pode se casar com um homem pobre. Há alguns anos, numa conferência nos Estados Unidos sobre investimentos e finanças, um dos palestrantes foi Elon Musk. Durante a sessão de perguntas e respostas, foi feita uma pergunta que fez todos rirem. Perguntaram-lhe se o homem mais rico do mundo poderia aceitar que sua filha se casasse com um homem pobre ou modesto. Sua resposta pode mudar algo para todos.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Elon Musk respondeu: Em primeiro lugar, entenda que riqueza não significa ter uma grande conta bancária. A riqueza é acima de tudo a capacidade de criar riqueza. Exemplo: Alguém que ganha na loteria ou joga. Mesmo que ganhe 100 milhões, ele não é rico: é um homem pobre e com muito dinheiro. Esta é a razão pela qual 90% dos milionários da loteria ficam pobres novamente após 5 anos. Também existem pessoas ricas que não têm dinheiro. Exemplo: A maioria dos empreendedores. Eles já estão no caminho da riqueza mesmo que não tenham dinheiro, porque estão a desenvolver a sua inteligência financeira e isso é riqueza. Como os ricos e os pobres são diferentes?

Simplificando: os ricos podem morrer para ficar ricos, enquanto os pobres podem matar para ficar ricos. Se você vir um jovem que decide treinar, aprender coisas novas, que busca se aprimorar constantemente, saiba que ele é rico. Se você vir um jovem que pensa que o problema é o Estado, e que pensa que os ricos são todos ladrões e que critica constantemente, saiba que ele é pobre. Os ricos estão convencidos de que só precisam de informação e formação para descolar, os pobres pensam que outros precisam de lhes dar dinheiro para descolarem.

Concluindo, quando digo que minha filha não vai se casar com um homem pobre, não estou falando de dinheiro. Estou falando da capacidade desse homem de criar riqueza. Desculpe-me por dizer isso, mas a maioria dos criminosos são pessoas pobres. Quando se deparam com dinheiro, perdem a cabeça, por isso roubam, roubam, etc. Para eles, é uma bênção porque não sabem como poderiam ganhar dinheiro sozinhos. Um dia, o guarda de um banco encontrou uma sacola cheia de dinheiro, pegou a sacola e foi entregá-la ao gerente do banco. As pessoas chamavam esse homem de idiota, mas na verdade ele era apenas um homem rico que não tinha dinheiro.

Um ano depois, o banco ofereceu-lhe o cargo de recepcionista, 3 anos depois foi gestor de clientes e 10 anos depois gerenciou a gestão regional deste banco, supervisionou centenas de funcionários e o seu bónus anual ultrapassou o valor que poderia ter roubado. A riqueza é acima de tudo um estado de espírito. Então… você é rico ou pobre? Um estudante que trapaceia para conseguir um diploma nunca será rico. Em vez de criar riqueza, ele estará sempre inclinado a roubar para conseguir o dinheiro e a desperdiçá-lo no espírito de publicidade para ser visto. Vamos ensinar nossos adoráveis ​​filhos como criar riqueza. Esta é a melhor herança. A riqueza é uma mentalidade! Você deve escolher ter sucesso por meios honestos. APRENDAM E SEJAM RICOS!

Checagem

O conteúdo está circulando na esteira de diversas outras histórias (muitas falsas) envolvendo Elon Musk. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que Elon Musk escreveu o texto falando sobre “filha casar com pobre”? 2) Quem é o autor do texto que fala sobre casamento, filha e pobre? 3) Qual é a opinião de Elon Musk sobre o assunto?

É verdade que Elon Musk escreveu o texto falando sobre “filha casar com pobre”?

Não. Ao buscar por qualquer registro de declaração de Elon Musk sobre “sua filha casar com pobre”, nada encontramos em fontes confiáveis. Não bastasse isso, o mesmo texto já circulou e foi desmentido com outras autorias como, por exemplo, de Bill Gates. Encontramos, inclusive, os textos desmentidos em inglês (como você pode ver aqui e aqui).

Quem é o autor do texto que fala sobre casamento, filha e pobre?

Assim como outras fake news, a história surgiu em um texto sem autoria e depois ganhou a assinatura de um famoso para viralizar. Por sinal, o texto tem algumas informações falsas e/ou sem comprovação.

Uma delas é a que aponta que pessoas que ficam milionárias na loteria estão mais pobres após cinco anos. Há casos, mas como aponta este texto, não é regra. 

Outra é o “conceito de rico”. Seguindo uma linha que valoriza a “meritocracia”, a história ignora fatores como de que há alguns grupos (como os que já nascem ricos ou que não sofrem preconceito) que têm caminhos “mais livre” para serem ricos.

Qual é a opinião de Elon Musk sobre o assunto?

Não sabemos. Na realidade, ele é um tanto quanto excêntrico (para não dizer outra coisa) com questões familiares. Ele tem 11 filhos. Dentre eles, uma é transgênero e uma menina ainda é bebê. Ele é discreto ao falar sobre os filhos. É mais ainda ao falar sobre “genros”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Elon Musk tenha escrito um texto ou dito que gostaria que sua filha casasse com um “homem rico” (no conceito dele). O texto surgiu apócrifo na internet e já foi também falsamente atribuído a Bill Gates.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).