Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mensagem que fala sobre internet gratuita de Elon Musk não passa de um golpe

Mensagem que fala sobre internet gratuita de Elon Musk não passa de um golpe

Elon Musk disponibiliza internet gratuita para quem responder a um quiz e pagar frete de produto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Jornal Nacional e o g1 anunciaram que Elon Musk disponibilizou internet gratuita para todos brasileiros que entrarem em um site, responderem a um quiz e pagarem o valor de frete por um produto.

Análise

O mais novo capítulo do que o Boatos.org convencionou por chamar de “golpe do frete” aponta para algo relacionado a Elon Musk. Um vídeo do Jornal Nacional com William Bonner “anunciando” que Elon Musk havia disponibilizado internet gratuita para todos brasileiros está circulando por sites como o Facebook e Instagram por meio de anúncios pagos.

Ao final do vídeo, há um pedido para entrar em um site para responder a um quiz e ter o benefício. O site linkado junto ao conteúdo é uma página com o layout similar ao do portal g1. Primeiro, ele pede para você colocar o seu CPF e endereço. Depois, há o quiz.

Ao todo, são cinco perguntas genéricas como “qual é a sua operadora”, “qual político você apoia” e se “defende a liberdade de expressão no Brasil”. No final, a pessoa é levada a uma página com o “produto” da internet grátis e tem que apenas “pagar o valor do frete”. Leia alguns dos conteúdo que circulam online:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Versão 1: INÉDITO NO BRASIL : Internet Gratuita Sem Mensalidade Liberada Graças ao Acordo do EL0N MUSK com a Vinda ao País. Versão 2: Elon Musk coloca Fim da conta de internet! Receba gratuitamente seu Starlink. Versão 3: Elon Musk Oferece o Starlink Gratuitamente e sem Mensalidades! Antes de garantir o seu Starlink gratuito e sem mensalidades, é importante verificar se você se qualifica, já que é limitado a um por pessoa. Após essa etapa, basta responder a um breve questionário e o dispositivo será seu.

Transcrição: Boa noite. Disponibilizada gratuitamente para todos os brasileiros a internet é de alta velocidade e atende as áreas mais remotas do país com essa decisão de Elon Musk não apenas derruba as barreiras de acesso à informação mas também começa um novo capítulo na história da tecnologia brasileira promovendo um futuro mais igualitário onde todos terão acesso gratuito à internet de alta qualidade

Para ter acesso a sua antena e aproveitar de uma internet totalmente gratuita basta responder apenas cinco perguntas no link abaixo priorizado pelo Elon umas Responda agora e Garanta a sua as unidades são limitadas para algumas regiões

Site: g1g1 – o portal de notícias da globo online Starlink Brasil: Conectando Gratuitamente o País ao Futuro Digital: Elon Musk Oferece o Starlink Gratuitamente e sem Mensalidades! Antes de garantir o seu Starlink gratuito e sem mensalidades, é importante verificar se você se qualifica, já que é limitado a um por pessoa. Após essa etapa, basta responder a um breve questionário e o dispositivo será seu. Apenas 1 por CPF

Checagem

É muita informação e é um enredo gigantesco. Por isso, estamos aqui para fazer a checagem do conteúdo. Isso será feito com as respostas das seguintes perguntas: 1) É verdade que Elon Musk disponibilizou internet gratuita para todos por meio de um quiz no Facebook e Instagram? 2) O Jornal Nacional, William Bonner e o g1 falaram sobre Elon Musk e a internet gratuita? 3) Há mais algum alerta sobre o assunto para se fazer?

É verdade que Elon Musk disponibilizou internet gratuita para todos por meio de um quiz no Facebook e Instagram?

Não é. Na realidade, o que está circulando na internet é um golpe. Não é de hoje que pessoas sem escrúpulos têm se utilizado de anúncios em plataformas de redes sociais com promessas de brindes gratuitos.

Assim como em outros casos, pessoas famosas e com autoridade são citadas e “ferramentas” (como o quiz) servem para dar um ar de legitimidade ao anúncio. No final, o intuito é o mesmo: roubar dados das pessoas e também ficar com o dinheiro pago pelo frete.

Duas coisas corroboram para isso: a ausência de conteúdo em fontes confiáveis falando sobre a “internet gratuita de Elon Musk no Brasil” e também a inviabilidade disso. A Starlink (assim como outras operadoras) tem um custo de contratação e mensal. Não é gratuita e não é uma “obra de caridade”.

O Jornal Nacional, William Bonner e o g1 falaram sobre Elon Musk e a internet gratuita?

O vídeo de William Bonner é mais um exemplo de fraude na hora da criação do conteúdo. Na realidade, a voz do apresentador do Jornal Nacional foi dublada com o uso de ferramentas de inteligência artificial (algo comum nestes golpes).

Não só não há nenhum anúncio do tipo no Jornal Nacional, não faria sentido William Bonner falar sobre “clique no link e responda ao quiz”.

O mesmo pode ser dito do suposto “portal g1”. Trata-se de uma página falsa do portal de notícias da Globo. Muito mal feito aliás.

Há mais algum alerta sobre o assunto para se fazer?

Além da versão Jornal Nacional da história, encontramos também algumas mensagens que apontavam para um site de vendas que estaria “vendendo o aparelho do Elon Musk” a preços baixos e que ele garantiria internet gratuita. Alertamos que também se trata de um golpe.

Se você vir algo do tipo em redes sociais, saiba que é um site falso de vendas e que (assim como no caso do quiz), os golpistas vão ficar com o seu dinheiro e não vão entregar nada.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que Elon Musk tenha resolvido disponibilizar internet gratuita para quem responder a um quiz na internet. Trata-se de uma fake news que visa abrir caminho para um golpe. Se você vir (ou ouvir) isso, cai fora que é falcatrua.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).