Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Elon Musk não decidiu depor no Congresso Nacional do Brasil

Elon Musk não decidiu depor no Congresso Nacional do Brasil

Elon Musk decidiu depor no Congresso Nacional do Brasil, em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Elon Musk decidiu depor no Congresso Nacional do Brasil, em Brasília, sobre questões envolvendo TSE e X.

Análise

A cada dia que passa, um “novo capítulo” da história entre Elon Musk e a política brasileira é incitado por pessoas de direita na internet. A última das histórias fala sobre uma “decisão do bilionário”.

De acordo com mensagens e vídeos que estão circulando entre perfis “conservadores”, Elon Musk teria decidido depor no Congresso Nacional do Brasil. Ou seja: ele viria para Brasília para falar dos “absurdos” de Alexandre de Moraes. Leia a mensagem:

O Bilionário Elon Musk, decidiu depor no Congresso em Brasília. A mídia internacional em peso irá acompanhar e, quem não sabia vai saber agora das atrocidades e erros cometido por um juiz da Suprema Corte do Brasil, será uma catástrofe e o fim da esquerda. Repassem O Bilionário dedidiu depor em Brasília.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

É claro que a história viralizou, mas não é bem assim (na realidade, não é nada assim). Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que Elon Musk decidiu vir ao Brasil depor no Congresso Nacional? 2) Onde Elon Musk vai depor nos próximos dias? 3) Há alguma chance de o bilionário vir depor no Brasil?

É verdade que Elon Musk decidiu vir ao Brasil depor no Congresso Nacional?

Não é verdade. Não consta em nenhuma fonte confiável qualquer informação que aponte que Elon Musk venha até Brasília para depor no Congresso Nacional sobre as questões envolvendo o X e o STF.

Onde Elon Musk vai depor nos próximos dias?

A história que aponta que Elon Musk viria depor no Brasil surgiu com base em uma informação real: a de que ele vai depor na Câmara dos Estados Unidos sobre o Twitter Files do Brasil. De acordo com esta matéria, a previsão é de que o depoimento ocorra até 8 de maio. 

Há alguma chance de o bilionário vir depor no Brasil?

De momento, as chances são pequenas. Não há qualquer possibilidade de que seja feita uma convocação do bilionário. A única possibilidade seria ele vir por pura e espontânea vontade para o nosso país. Isso dependeria de muitos fatores e não está, pelo menos no momento, no radar de Elon Musk.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Elon Musk tenha decidido que vá depor no Congresso Nacional do Brasil. A história que está surgindo é uma “aumentada” de uma informação real: de que ele vai depor nos Estados Unidos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).