Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Copiar e colar texto “obrigada pela dica para mudar o Facebook” faz você ter perfil totalmente novo #boato

Copiar e colar texto “obrigada pela dica para mudar o Facebook” faz você ter perfil totalmente novo #boato

Copiar e colar texto “obrigada pela dica para mudar o Facebook” faz você ter perfil totalmente novo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Copiar e colar o texto “obrigada pela dica para mudar o Facebook” faz você ter perfil totalmente novo e ver postagens de pessoas que você não via.

Um dos tipos de boatos sobre uso das redes sociais mais comum está em dicas relacionadas sobre como “fugir do algoritmo do Facebook”. Já desmentimos algumas vezes esse tipo de conteúdo. Hoje, vamos falar de um mais um texto que está sendo apontado como “mágico” na rede social.

De acordo com uma mensagem que se espalhou na rede social, existe uma dica para “fugir do algoritmo do Facebook” e ter um “perfil totalmente novo”. Para tanto, só precisaria copiar e colar no mural uma mensagem que começa com os dizeres “Obrigada pela dica para mudar o Facebook”. Veja a mensagem que circula online:

Obrigada pela dica para mudar o Facebook … Funciona! Tenho um perfil totalmente novo. Vejo postagens de pessoas que eu não via mais. É só copiar este texto e ir para a sua página onde diz “no que você está pensando” e colá-lo, com isso você vai contornar o sistema. Olá, novos e velhos amigos! Deixe um Oi.

Copiar e colar texto “obrigada pela dica para mudar o Facebook” faz você ter perfil totalmente novo?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A mensagem não demorou para se espalhar por timelines mundo afora. Porém, a realidade é que copiar e colar o texto em questão só vai fazer você espalhar lixo no seu perfil. O texto em questão não muda a configuração do seu Facebook e nem faz você ver postagens de outras pessoas.

Não é de hoje que o Boatos.org desmente mensagens que apontem para “ações mágicas” para mudar regras em redes sociais. Já desmentimos, por exemplo, que publicar uma mensagem em redes sociais fará você “avisar o Facebook sobre direitos autorais”, “evitar que algum serviço se torne pago” e, também, fazer com que você veja “as publicações de todos amigos”.

Assim como nos outros casos, a mensagem que circula online é falsa. Isso porque o algoritmo do Facebook não é modificado por mensagens padrão que você posta. Na realidade, as postagens aparecem para você em diversos fatores como, por exemplo, o seu engajamento com um tipo de conteúdo, o engajamento do conteúdo em si (se ele foi curtido por muitas pessoas têm mais chances de aparecer na sua timeline), entre outros.

Para “driblar esse algoritmo”, há uma ação. Você pode optar por ver todas as suas publicações ao clicar na aba “Mais recentes” no seu perfil (ele vai gerar uma URL similar a https://www.facebook.com/?sk=h_chr). A partir daí, você poderá ver as publicações de todas as páginas que você segue e perfis de amigos. Só há um detalhe: pelo menos na nossa experiência, vimos muito conteúdo, por assim dizer, desinteressante.

Resumindo: a história que aponta que você conseguirá driblar o algoritmo do Facebook postando uma texto que começa com “obrigada pela dica para mudar o Facebook” é falsa. Há formas de driblar essa regra, mas não é publicando uma mensagem “padrão”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: