Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Centauro não faliu e história que diz que a empresa está fazendo liquidação no site Liquida Tauro é um golpe

Centauro não faliu e história que diz que a empresa está fazendo liquidação no site Liquida Tauro é um golpe

Centauro faliu e está fazendo liquidação em site Liquida Tauro, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Empresa Centauro fecha as portas após falir e está fazendo liquidação de todo o seu estoque no site Liquida Tauro

  Análise

Se tem uma coisa que o brasileiro gosta muito são as liquidações. Tradicionais no início do ano e em datas específicas, como a Black Friday, as liquidações se caracterizam pela venda a preços baixos, geralmente, para acabar com estoques antigos.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a Centauro teria falido e estaria saindo do Brasil. Segundo a publicação, a Centauro também estaria fazendo uma liquidação, com o estoque que estaria no Brasil, no site Liquida Tauro. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: “Liquidação Pós Falência. Liquidacão terá inicio hoje às 06:35AM”. Versão 2: “Sabia que a centauro está fechando as portas no Brasil e o liquidando seu estoque com até 90% de desconto?. Tem Nike air force por 130,00 Vans por 140,00 e muito mais! O site é líquida Tauro”. Versão 3: Devido a crise no setor varejista, Centauro fecha as portas e se vê com grande estoque de produtos ainda parados. O novo dono da rede não se interessou pelos produtos, então a Centauro faz hoje uma grande queima de estoque com 80% de desconto. Veja como participar.

A história viralizou nas redes sociais e por meio de anúncios pagos no Google. Porém, a publicação apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir daí, separamos três perguntas para te explicar o porquê você não deve acreditar nessa história: 1) A Centauro faliu e está fazendo a liquidação no anúncio? 2) O que acontece se você realizar a compra no site de “liquidação da Centauro”, o Liquida Tauro? 3) O que fazer se você vir anúncios que falam de empresas que faliram e estão com ofertas?

Checagem

A Centauro faliu e está fazendo a liquidação no anúncio?

Não. Não existe nenhum comunicado oficial por parte da Centaura sobre a suposta falência. Além disso, esse tipo de tática é bastante comum em fake news do tipo. O enredo é sempre o mesmo: uma empresa entrou em falência e precisa vender seus produtos para não ter mais prejuízo. Porém, se trata de um golpe.

No início de 2023, o grupo SBF, dono da Centauro, até chegou a fechar algumas lojas para cortar custos, mas não está em processo de falência como aponta a história.

O que acontece se você realizar a compra no site de “liquidação da Centauro”, o Liquida Tauro?

Nos últimos dias, diversas pessoas relataram no site Reclame Aqui que fizeram compras no site Liquida Tauro e não receberam os produtos. Segundo os relatos, após efetuarem o pagamento das supostas mercadorias, as pessoas receberam um e-mail de confirmação, informando que receberiam mais informações nos próximos 3 dias. Porém, isso nunca aconteceu. Após a transferência do valor, os bandidos sumiam e não respondiam nenhuma forma de contato.

O que fazer se você vir anúncios que falam de empresas que faliram e estão com ofertas?

A primeira coisa é desconfiar. Se quando a esmola é demais, até o santo desconfia (por que você não?). Sempre que se deparar com esse tipo de promoção, procure. Acesse o site e as redes oficiais da empresa que está sendo usada como isca. Se a história for verdade, com certeza a empresa estará anunciando a promoção em suas páginas oficiais. Além disso, acesse todo o site antes de sair comprando. Páginas que são usadas para golpe não são totalmente funcionais.

Muitos dos botões que aparecem nas páginas são apenas de enfeite e não respondem ao comando quando você clica neles. Se isso não bastasse, as páginas também usam nome diferentes das empresas originais (no caso de hoje, o nome que consta na página de liquidação é “Centouro”). Por fim (mas não menos importante), você também pode consultar sites de checagem, como o Boatos.org, para saber se a tal promoção se trata de um golpe.

Conclusão

Golpe ⚠️

A Centauro não faliu e não está fazendo uma liquidação no site Liquida Tauro. A suposta promoção com queima de estoque se trata de um golpe. Após você efetuar a compra, os bandidos somem e não entregam o produto. Após relatos de pessoas que caíram no golpe, a Centauro afirmou, por meio de respostas no Reclame Aqui, que não tem nenhuma relação com o site Liquida Tauro e que não está fazendo uma liquidação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)