Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que Tim, Oi, Claro e Vivo estejam vendendo celulares de vitrine em site anunciado na internet

É falso que Tim, Oi, Claro e Vivo estejam vendendo celulares de vitrine em site anunciado na internet

Celulares de vitrine são vendidos com desconto por Tim, Oi, Claro e Vivo em site anunciado na internet, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Empresas como a Tim, Oi, Claro e Vivo estão vendendo celulares de vitrine com 80% de desconto em site anunciado em redes sociais.

Análise

Em mais uma tentativa de enganar “inocentes”, um anúncio está circulando em redes sociais com algumas variáveis. Via de regra, ele aponta para uma suposta oportunidade dada por operadoras de telefonia.

O texto linkado no anúncio é de um site similar ao portal g1 (portal de notícias da Globo) e aponta que operadoras (vimos exemplos com a Tim, mas temos indícios de buscas por conteúdos similares relacionados à Oi, Claro e Vivo) estariam vendendo os celulares colocados nas vitrines das lojas com 80% de desconto.

Ao final, o site leva o internauta a um suposto site de vendas que seria do tal celular com superdesconto. Leia uma das mensagens que circula online (que fala sobre a suposta oferta sendo atribuída à Tim). Leia:

Vídeo: é falso o papa Francisco teria dispensado o jejum na Quaresma

A Tim vende os Smartphones usados nas “vitrines” pelo preço de custo e quase ninguém sabe disso. Smartphones com até 80% de desconto. Saiba como e onde comprar. A Tim separa alguns celulares de seu estoque para ficar nas lojas expostos.

Esses itens são manuseados diariamente e expostos ao público, então não podem ser vendidos como novos. Quando as lojas têm que mudar suas vitrines, elas vendem esses celulares “seminovos” pelo preço de custo, com até 80% de desconto. Exclusivamente esse mês o estoque de celulares com desconto cresceu.

Checagem

Para fazer a checagem, vamos responder a algumas questões: 1) A Tim, Oi, Vivo e Claro estão fazendo uma oferta de celulares anunciados na vitrine das lojas com 80% de desconto? 2) O g1 noticiou isso? 3) As empresas fazem algum tipo de oferta com celulares anunciados nas vitrines das lojas?

A Tim, Oi, Vivo e Claro estão fazendo uma oferta de celulares anunciados na vitrine das lojas com 80% de desconto?

Não. Assim como em tantos outros casos que já desmentimos na internet, trata-se de uma informação falsa que está sendo promovida por meio de anúncios publicados em redes sociais. Não há qualquer página das operadoras que aponte para a tal oferta.

Mais do que isso: trata-se de um golpe. Se você tentar fazer a compra dos tais “celulares de vitrine” por meio do site anunciado na publicação (o site sempre muda, mas nunca é o oficial da operadora), muito provavelmente vai fazer o pagamento, mas não vai receber o produto (o que não falta na internet é reclamação sobre sites que anunciam os tais celulares de vitrine). 

O g1 noticiou isso?

Não. Na realidade, a tentativa de emular um portal de notícia conhecido é mais uma tática utilizada pelos golpistas. Não há nada no portal de notícias da Globo sobre a tal ação das operadoras. O motivo é apenas um: elas não fazem este tipo de ação.

As empresas fazem algum tipo de oferta com celulares anunciados nas vitrines das lojas?

Não há qualquer ação oficial das operadoras (ou pelo menos não encontramos) sobre a venda de celulares que ficam expostos nas vitrines. É possível (conforme mostra esta matéria) que algumas lojas de celulares (assim como outras lojas) vendam itens de mostruário. Porém, não há uma ação em massa disso ou mesmo garantia de 80% de desconto.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que operadoras como a Tim, Oi, Claro e Vivo estejam fazendo a venda de celulares que estavam expostos em vitrines. Os anúncios que estão circulando em redes sociais não passam de mais uma tentativa de golpe que está na praça.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)