Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Celular pega fogo no bolso de jovem em shopping, mostra vídeo #boato

Celular pega fogo no bolso de jovem em shopping, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra celular que explodiu no bolso de um jovem em um shopping. A bateria explodiu e ele ficou completamente em chamas.

Há poucos dias, um jovem morreu após levar uma descarga elétrica com um celular que estava carregando na tomada. A tragédia serviu para acender um alerta em relação aos aparelhos (principalmente quando o carregador ou a rede elétrica apresenta defeitos). Alerta que virou pânico após outro vídeo circular online.

De acordo com um vídeo com mais de 42 mil compartilhamentos no Facebook, um jovem acabou completamente em chamas após a bateria do celular dele explodir e o telefone pegar fogo. “Celular pega fogo no bolso de jovem em um shopping. A bateria explodiu… Muito cuidado com aparelhos no bolso”, diz  a mensagem.

Vídeo mostrou celular pegando fogo no bolso de jovem em um shopping?

As imagens são impressionantes (ficamos até em dúvida de as mostrar aqui, mas optamos por, dessa vez, deixá-las). Mas será mesmo que o vídeo que circula online é de um acidente com telefones celulares? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Primeiro ponto: a mensagem segue aquele roteiro básico dos boatos na internet: história vaga (não diz onde ocorreu, quem era a pessoa, quando foi etc), alarmista (o vídeo fala por si só), com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Só por isso, a mensagem já não merecia compartilhamento.

Para solucionar o caso, fomos buscar a fonte do vídeo. Depois de algumas buscas, descobrimos que ele é de um incidente ocorrido no início do mês na cidade de Agadir (Marrocos). Um homem que havia sido acusado de roubar um shopping voltou ao local e ateou fogo (com uma substância inflamável) no próprio corpo. Três dias depois, ele morreu.

Detalhe: vimos uma versão do mesmo boato de celular explodindo em shopping circulando como se o caso tivesse ocorrido em Dubai (Emirados Árabes). As autoridades locais tiveram que vir a público desmentir o caso.

Resumindo: o vídeo que circula online não é referente a um acidente com celular que explodiu no bolso de um homem. A filmagem é de uma triste história de um homem que colocou fogo no próprio corpo. Pronto: já podem parar de compartilhar o alerta no Facebook.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.