Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Telefone celular estoura milho de pipoca em vídeo #boato

Telefone celular estoura milho de pipoca em vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra telefone celular estourando milho de pipoca. Radiação do aparelho faz o processo acontecer quase instantaneamente.

Hoje em dia tem muita gente que não consegue ficar longe de seus respectivos aparelhos celulares. Em casa, na escola ou no trabalho, o aparelho móvel definitivamente se tornou uma peça indispensável para as pessoas e também um problema em muitos casos.

Boato afirma que radiação de telefone celular estoura milho de pipoca
Boato afirma que radiação de telefone celular estoura milho de pipoca

No trânsito e nas escolas, por exemplo, o celular acaba sendo distração. Em casa, os aparelhos ocupam a maior parte do tempo da família e tem quem o julgue como uma interferência no bom desempenho do trabalho.

Mais sérios, porém, são os casos que atrelam o celular a problemas de saúde. E essa preocupação é tão forte que um vídeo compartilhado no Facebook está dando o que falar. As imagens mostram vários grupos de amigos fazendo um experimento: cercam com celulares alguns milhos de pipoca e ligam para os aparelhos, de repente, o milho estoura. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Junto com o vídeo a legenda levanta uma polêmica:

Se estoura até milho de pipoca… Imagine o que faz na sua cabeça… #FaleMenosAoCelular

O telefone celular faz estourar o milho de pipoca?

Como vocês podem ver o vídeo é muito convincente. Mostra diferentes grupos chegando ao mesmo resultado – a pipoca. Bem por isso, a história de que a radiação emitida pelos aparelhos são responsáveis por isso estão assustando as pessoas. No entanto, descansem seus corações e mentes porque é tudo fake. Montagem total.

O primeiro vídeo foi originalmente postado em 2008 no Youtube, mas de tempos em tempos volta à tona alarmando as pessoas sobre o suposto perigo que o celular é para o nosso cérebro. Acontece que o vídeo é, na realidade, uma campanha de marketing de uma empresa de aparelhos Bluetooth, a Cardo Systems.

O vídeo foi editado e tudo que vemos é um truque de imagens. O milho que sobe não é o mesmo que cai como pipoca. A pipoca previamente preparada é jogada na cena e a edição faz a coisa toda parecer natural. Nessa matéria da CNN de 2009, o CEO da empresa assume tudo e diz que a ideia central nunca foi assustar os espectadores, e sim fazer uma piada.

Junto com a história de que os celulares fazem estourar milho de pipoca, também circula com frequência a afirmação de que a radiação dos aparelhos são capazes de cozinhar um ovo. Na internet, porém, vários tira-teimas foram feitos para desmentir os dois casos.

Esse vídeo no Youtube mostra outra forma de fazer a coisa toda parecer real. Uma gambiarra com um aparelho micro-ondas colocado embaixo da mesa onde fica o milho de pipoca faz a mágica acontecer. Igualmente engenhoso, há que se admitir.

Portanto, telefones celulares não estouram milho de pipoca, não há radiação emitida pelo aparelho que faça o processo de preparo da pipoca acontecer. Tudo não passou de uma campanha de marketing (muito bem feita) criada para “brincar” com o público.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.