Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Celepar lançou mapa que mostra onde foram detectados casos de Covid-19 #boato

Celepar lançou mapa que mostra onde foram detectados casos de Covid-19 #boato

Celepar lançou mapa que mostra onde foram detectados casos de Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Plataforma Juntos Contra o Covid é uma ferramenta criada pela Celepar para mapear casos de Covid-19 nas ruas do Brasil.

Nos últimos meses, a ciência brasileira tem se desdobrado e colocado a mão na massa para dar conta de tentar explicar (e também encontrar uma solução) sobre o impacto da Covid-19 em nosso país.

São inúmeros artigos, protótipos e até ferramentas que ajudam a mapear o desenvolvimento da doença no Brasil e que servem (ou deveriam servir) para o embasamento de decisões das autoridades competentes, como a retomada do comércio.

Uma ferramenta, em especial, tem chamado a atenção dos brasileiros. O site Juntos Contra o Covid, que indica a possibilidade de uma pessoa contrair a doença em um determinado local no Brasil, busca mapear as áreas de risco em cada cidade. Nos últimos dias, uma publicação sobre a ferramenta viralizou nas redes sociais. De acordo com o texto, a ferramenta Juntos Contra o Covid, na realidade, seria uma iniciativa da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “A Celepar lançou um mapa interativo que mostra onde foram detectados os casos da COVID-19. – Nesse mapa você digita o nome da sua rua e aparece os casos confirmados na região. […] Veja se tem alguém com coronavirus perto de você aí…. Dá pra saber da sua rua e outras do seu bairro , aparecem pontinhos azuis na maioria das vezes”.

Versão 2: “Genial! A Celepar lançou um mapa interativo que mostra onde foram detectados os casos da COVID-19. Veja se tem alguém com coronavirus perto de vocês aí…. – Nesse mapa você digita a cidade e vai aumentando o mapa até localizar a sua rua e aparece os casos confirmados na região. […] – Dá para colocar o endereço e ver como está na sua area. ISTO É FANTÁSTICO!”.

Celepar lançou mapa que mostra onde foram detectados casos de Covid-19?

A informação está sendo compartilhada diversas vezes nas redes sociais e tem muita gente achando que a Celepar realmente é a responsável pela ferramenta. Mas a verdade é que essa história de que a companhia de tecnologia da informação do Paraná criou o Juntos Contra o Covid é falsa!

Vamos aos detalhes! Ao analisar os textos que estão circulando nas redes sociais, é possível ver que o nome da Celepar apenas foi anexado às publicações. Não há detalhes sobre o desenvolvimento da plataforma ou sequer mais informações sobre como a companhia teria chegado à concepção do projeto. Como já sabemos, o caráter vago é uma das características de fake news na internet.

De fato, o mapa interativo do Juntos Contra o Covid é muito bom. Ao acessar o site, você pode preencher um formulário, tudo de forma anônima, informando seu endereço, sua situação atual de saúde e se teve contato com algum caso confirmado de Covid-19. Os dados são coletados e adicionados aos já existentes. Essas informações são compiladas e apresentadas em forma de mapa, que indica a possibilidade de uma pessoa contrair a doença em cada rua do Brasil.

Entretanto, a ferramenta não foi criada pela Celepar. Uma rápida consulta ao site da plataforma mostra que os dados apresentados são colaborativos. O algoritmo usado para o cálculo da probabilidade é validado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz.

A ideia da ferramenta surgiu do aluno de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faissal Nemer Hajar, em Curitiba (PR). Hoje, a plataforma conta com o apoio de algumas empresas privadas, como a Amazon Web Services, e também de financiamento coletivo.

Por fim, é importante destacar que a própria Celepar desmentiu toda a informação. De acordo com a companhia, os dados disponibilizados pela plataforma não são da Celepar e muito menos ela está envolvida no projeto. Ainda segundo a companhia, os dados da Celepar estão sendo disponibilizados à Secretaria de Saúde do Paraná.

Nota de esclarecimento. Está em circulação uma divulgação de que a Celepar desenvolveu um mapa interativo com casos detectados da COVID-19, com o endereço https://juntoscontraocovid.org/map.html. Este projeto foi idealizado por estudantes da UFPR e nele as informações são preenchidas de forma colaborativa pela população.

Enaltecemos que a Celepar não desenvolveu este mapa, tampouco o site e nem disponibilizou as informações contidas nele. Estamos atuando em diversas frentes para a prevenção à COVID-19, disponibilizando informações oficiais atualizadas à Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), em conjunto com o Governo do Estado, como o aplicativo Telemedicina Paraná e o portal www.coronavirus.pr.gov.br.

Em resumo: a história que diz que a Celepar criou a ferramenta Juntos Contra o Covid que mapeia os casos confirmados da doença é falsa! A plataforma foi idealizada pelo estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faissal Nemer Hajar, em Curitiba (PR). Hoje, o site conta com o apoio de empresas privadas e financiamento coletivo. Todos os dados apresentados na plataforma foram obtidos de forma colaborativa. Além disso, a própria Celepar desmentiu a informação e deixou claro que nem criou e muito menos está participando do projeto. Ou seja, a história é pura balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp