Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Cartão de crédito para quem tem nome sujo está em site no WhatsApp #boato

Cartão de crédito para quem tem nome sujo está em site no WhatsApp #boato

Boato – Criaram um cartão de crédito só para quem tem nome sujo. Para conseguir o limite de R$ 2 mil, só é preciso acessar site e compartilhar link.

Mesmo com o recente recebimento do 13º salário, a realidade é que muitos brasileiros ainda estão no vermelho. O ano vai virar, mas as dívidas de 2017 (ou 2016, 2015…) ainda vão continuar. Para estas pessoas, uma solução “mágica” apareceu na internet: o cartão de crédito que só aceita endividados.

Uma mensagem que viralizou no WhatsApp aponta que foi lançado um cartão de crédito só para quem está com nome sujo (normalmente, são estas pessoas que não conseguem se cadastrar). “Este Cartão de Crédito é pra quem tá com nome sujo no mercado. Vem com limite de até R$ 2.000,00. Tem que ter pelo menos 1 ano de nome sujo na praça pra conseguir ser aprovado na hora! Solicitar aqui [site]”, diz o texto.

Ao entrar no site, você se depara com o seguinte cenário. Primeiro, aparece um “pop-up” perguntando se você quer “ver a sua retrospectiva no WhatsApp” (boato desmentido aqui). Ao falar não, aparece a seguinte mensagem: “Antes de solicitar o cartão, responda 4 perguntas simples para que possamos analisar seu perfil”. A primeira pergunta era: “Seu nome está sujo a mais de um ano?”. Paramos a nossa navegação por aí.

Cartão de crédito para quem tem nome sujo está em site no WhatsApp?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Como em quase todos golpes que desmentimos neste mês, muita gente compartilhou a “propaganda” do cartão de crédito para quem tem nome sujo. Mas será mesmo que essa história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando recebemos a mensagem, já imaginávamos do que se tratava. Se você é um leitor assíduo do Boatos.org, também sabe. Trata-se novamente de um golpe para roubo de dados. Vamos relembrar como funciona:

Primeiro, você recebe a mensagem (de alguém conhecido ou não) falando de uma grande promoção, produto ou serviço. A mensagem sempre tem um link para um site (logo, logo, teremos uma lista com os nomes deles). Ao entrar no site, você responde algumas perguntas (que servem só para enrolar), compartilha o link com os amigos e, na hora de receber o brinde, não acontece nada. Este vídeo fala sobre o processo:

Vale dizer que há outros detalhes na mensagem que ajudam a identificar que se trata de uma farsa. Você notou, por exemplo, que não é dito em momento algum (nem na mensagem e nem no site) qual seria a empresa que está fornecendo o tal cartão. Se as pessoas fossem mais atentas, já cairiam logo fora ao perceber este detalhe.

Resumindo: a mensagem que aponta que lançaram um cartão de crédito só para quem está endividado e compartilha o link do site no WhatsApp é mais uma nova forma de golpistas tentarem enganar as pessoas. Não caia nessa.

Em tempo: se algum banco oferecer um cartão de crédito para negativados (como, por exemplo, algumas financeiras que realizam desconto em folha de aposentados), desconfie. Se eu fosse você, não entraria nessa nem se a oferta fosse real. Fica a dica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.