Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Camisa do Bolsonaro grátis está disponível em site no WhatsApp #boato

Camisa do Bolsonaro grátis está disponível em site no WhatsApp #boato

Boato – Estão dando camisas personalizadas Jair Bolsonaro Presidente em site. Para ganhar, só é preciso compartilhar link com amigos no WhatsApp.

Desde que se iniciou o período eleitoral para o pleito de outubro, já vimos de tudo em termos de notícias falsas na internet. Só faltava uma coisa: aquele golpe do WhatsApp com alguma temática relacionada às eleições e candidatos. Não falta mais.

De acordo com uma mensagem que circula no WhatsApp, “estão dando” camisetas personalizadas de Jair Bolsonaro. Para ganhar os modelos, que estariam disponíveis nas versões masculina e feminina, só seria preciso entrar em um site (vimos, em nossa versão, o site premio10.ml). Leia a mensagem que circula online:

Mensagem no WhatsApp: Pessoal, acabei de ganhar uma camisa personalizada do Bolsonaro! Tá disponível no feminino e masculino!! Para ganhar também basta acessar: [site]. Mensagem no site: Ganhe a camisa Bolsonaro presidente. Responda Abaixo o modelo da sua preferência para recebe-lo na sua casa! PREENCHA CORRETAMENTE O FORMULÁRIO: DESTINATÁRIO ENDEREÇO AVANÇAR

Camisa personalizada de Bolsonaro grátis está disponível em site?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Parece que Jair Bolsonaro tem muitos eleitores em redes sociais. Mais do que isso, parece que muitos desses eleitores caíram em um golpe online. O motivo é simples: a tal “camisa do Bolsonaro grátis” não passa de uma isca para phishing. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O principal ponto de tudo isso está no modus operandi da “oferta”. O enredo segue o mesmo de tantos outros golpes online. Uma mensagem “irresistível” circula no WhatsApp, a pessoa tem que entrar em um site, responder a algumas perguntas e, no final, compartilhar um link com amigos. Depois de fazer tudo isso, ela não ganha nada.

O máximo que pode ganhar é um vírus no celular ou um “roubo de dados”. A prova disso está na análise que fizemos do site no serviço Vírus Total. De acordo com o Kaspersky, a página é de phishing. Lê aí.

Já temos as principais evidências de que a história é um golpe online. Mas só por desencargo, fomos verificar mais dois detalhes que derrubam a tese. O primeiro foi que não encontramos nenhuma fonte confiável que endosse a “oferta de camisetas grátis”. Se, de fato, fosse uma ação de marketing, seria facilmente encontrada.

O segundo ponto é que a prática de distribuição de camisetas por parte de candidatos a cargos eletivos é considerada uma irregularidade passível de multa. Veja o que diz esse artigo do Portal Brasil sobre crimes eleitorais:

A legislação proíbe diversas outras condutas na propaganda eleitoral, tais como a realização de showmício, utilização de outdoors, propaganda antecipada, distribuição de camisetas, etc. Mesmo não sendo consideradas crimes, são irregularidades que serão julgadas pela Justiça Eleitoral e poderão estar sujeitas à aplicação de multa para o candidato ou partido político.

Resumindo: a informação que aponta que estão distribuindo camisetas grátis do Bolsonaro é falsa. Não passa de mais uma tentativa de golpe que circula online e está enganando muita gente. Em tempo: se você é eleitor de Lula e pensa em sair falando que “eleitor de Bolsonaro é trouxa”, aconselho que espere o próximo desmentido que será publicado por aí.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.