Boato – Caminhões estão parados nas estradas porque Alexandre de Moraes bloqueou a internet da Starlink no Brasil e não estão sendo emitidas notas fiscais.
Análise
O bloqueio da rede social X, o antigo Twitter, e a batalha de narrativas de Elon Musk e Alexandre de Moraes estão rendendo diversas mensagens de protesto (de lado a lado) na internet. Uma delas está circulando em tom de denúncia.
Um vídeo de uma pessoa próxima a diversos caminhões aponta que todos estão parados por falta de internet da Starlink, que teria sido bloqueada pelo ministro do STF. Ou seja: Alexandre de Moraes teria feito os caminhoneiros pararem no Brasil. Leia uma das mensagens e a transcrição do vídeo:
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Versão 1: Rapaz, aquele filha da puta de careca foi brigar com… Com ela… É… Elon Musk. Elon Musk. O filha da mãe broqueou todo mundo, filhão. Não sai nota nenhuma, ó. Olha a quantidade de caminhão que tá aqui parado, ó. Cara é pica, maluca. Agora eu quero ver esse careca do cacete fazer alguma coisa. Olha o que tem aí de caminhão. Todo mundo esperando nota. Tem nota não, filhão. Careca agora, ó, que delícia, faz o L agora.
Versão 2: Caminhoneiros já estão sofrendo consequências do bloqueio do X e do sinal de Internet da Starlink, ambos do Elon Musk. Moraes está paralisando o país e os caminhoneiros são os primeiros a sofrer as consequências. Da mesma forma, os sistemas de GPS de alguns caminhões via Starlink também foram bloqueados e as seguradoras estão impedindo os caminhoneiros de viajarem sem rastreamento. O caos está começando a se instalar no país.
Checagem
É claro que, em todo este contexto, o conteúdo não iria demorar a viralizar na internet. Por isso mesmo que vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que caminhões estão parados porque Alexandre de Moraes mandou bloquear a Starlink no Brasil? 2) Alexandre de Moraes mandou bloquear a Starlink no Brasil? 3) Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?
É verdade que caminhões estão parados porque Alexandre de Moraes mandou bloquear a Starlink no Brasil?
Não. Como é possível ver no vídeo, a pessoa que narra o vídeo sequer sabe o nome do Elon Musk. Isso demonstra o quão equivocado ele está. Além de não apresentar nenhuma prova de que o motivo dos caminhões parados seria o bloqueio da Starlink por parte de Alexandre de Moraes. Porém, não houve tal bloqueio.
Alexandre de Moraes mandou bloquear a Starlink no Brasil?
A decisão de Alexandre de Moraes foi de bloquear a rede social X (antigo Twitter), que pertence ao grupo de Elon Musk. Não houve qualquer bloqueio de disponibilidade de serviços da Starlink. O que houve (além do bloqueio ao X) foi o bloqueio de contas da Starlink para que fossem pagas multas. Porém, o serviço continua sendo garantido pela provedora de internet via satélite.
Há, de fato, o risco de bloqueio da Starlink. Isso porque a própria empresa anunciou que não fará nenhum bloqueio de acesso ao X (indo contra a decisão de Alexandre de Moraes). Se a decisão prosseguir, há riscos de mais punições à empresa.
Qual é o contexto do vídeo que está circulando na internet?
O vídeo mostra diversos caminhões parados em uma estrada, mas não é dada a referência de local. Ao buscar por grandes engarrafamentos de fluxo de caminhões (que não parece), encontramos, no máximo, alguns engarrafamentos por causa das queimadas de São Paulo. Sem a referência de locais no vídeo e a falta de relatos de caminhões parados por falta de notas fiscais nos últimos dias, fica difícil apresentar a referência.
Conclusão
Fake news ❌
Independentemente do local, o fato é que não é verdade que caminhões estão parados no Brasil por conta da falta da internet da Starlink depois do “bloqueio de Alexandre de Moraes”. Ao contrário da premissa do vídeo, o ministro do STF não bloqueou o “serviço” de internet da empresa de Elon Musk.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).