Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe usa vagas de emprego na OMS como isca para roubar dados

Golpe usa vagas de emprego na OMS como isca para roubar dados

Boato – A OMS abriu uma série de vagas de emprego para quem entrar em um site e compartilhar um link no WhatsApp.

Análise

Tem circulado na internet, principalmente no WhatsApp, uma mensagem que aponta para uma suposta oportunidade profissional por parte da OMS.

De acordo com o texto, a Organização Mundial da Saúde estaria com uma oportunidade de trabalho para as pessoas que entrassem em um site (na versão que vimos era o site “you-gift.top”), respondessem a algumas perguntas e, no final, compartilhassem um link com amigos no WhatsApp. Leia o texto contido na mensagem:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Bem-vindo ao Portal de Formulários de Solicitação de Recrutamento da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Clique no link abaixo para iniciar seu cadastro. Todas as nacionalidades são elegíveis para se inscrever. APLIQUE AGORA

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a OMS está com vagas de emprego para quem compartilhar um link com amigos no WhatsApp? 2) O que a OMS tem a falar sobre a suposta vaga de emprego? 3) O que acontece se você entrar em um site como este e compartilhar um link com amigos no WhatsApp?

É verdade que a OMS está com vagas de emprego para quem compartilhar um link com amigos no WhatsApp?

Não. Na realidade, o que ocorre é mais uma versão de um velho golpe manjado em redes sociais. Além de não ter lógica o compartilhamento de uma mensagem estar como pré-requisito para uma vaga de emprego, o site nada tem a ver com Organização Mundial da Saúde e o órgão já desmentiu o caso.

O que a OMS tem a falar sobre a suposta vaga de emprego?

A OMS lançou uma nota em seu site oficial alertando para o golpe que promete vagas de emprego (e outros também). Leia (se quiser acessa o conteúdo em inglês, clique aqui):

Diversos esquemas fraudulentos, alegando serem da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou associados a ela, têm circulado. A maioria deles se espalha por e-mails, mas também existem sites fraudulentos, e em alguns casos, são utilizados faxes e telefones. Muitos desses golpes solicitam informações detalhadas e/ou dinheiro de indivíduos, empresas ou organizações sem fins lucrativos, prometendo que receberão fundos ou outros benefícios em troca.

Outros pedem taxas de inscrição para conferências supostamente patrocinadas pela OMS e para reservas de hotéis, novamente com a promessa de certos benefícios. Um outro tipo de golpe propõe oportunidades de emprego na OMS. Esses golpes às vezes apresentam o logotipo da OMS e originam-se de ou referem-se a endereços de e-mail que parecem ser da OMS ou das Nações Unidas.

A OMS deseja alertar o público sobre essas práticas enganosas que não têm origem na OMS e não estão de forma alguma associadas a projetos ou eventos da OMS. A OMS recomenda enfaticamente que os destinatários de solicitações como as descritas acima (seja por e-mail ou de qualquer outra forma) verifiquem cuidadosamente sua autenticidade antes de enviar qualquer resposta.

O que acontece se você entrar em um site como este e compartilhar um link com amigos no WhatsApp?

Há algumas coisas que podem acontecer diretamente. A primeira é em relação ao caminho “percorrido”. Você pode ser direcionado a outro site de promoções falsas, a um site que vai fazer o seu celular ou computador travar, a sites por meio de programas de afiliados ou a sites que estão fora do ar.

Há, também, riscos em navegar em sites como este. Você pode ter dados roubados, ser incitado a colocar dados pessoais por meio de engenharia social ou, ainda, ser infectado. A nossa orientação é que você nunca entre em sites como este.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a OMS esteja oferecendo vagas de emprego para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem o link dele no WhatsApp. Trata-se de um golpe absurdo e que usa um modus operandi mais do que manjado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).