Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Nome da O Boticário e Dia das Mães estão sendo utilizados em “golpe do frete”

Nome da O Boticário e Dia das Mães estão sendo utilizados em “golpe do frete”

Boticário está dando presente de Dia das Mães para quem responder quiz e pagar frete, diz boato (Foto: Reprodução/Meta)

Boato – O Boticário está dando um presente de Dia das Mães para as pessoas que responderem a um quiz e pagarem o valor do frete do produto.

Análise

Como era de se esperar, não ia demorar para um outro golpe em nome da O Boticário aparecer na internet. Desta vez, os golpistas estão utilizando o Dia das Mães como “gancho”.

Anúncios em redes sociais como o Instagram e Facebook apontam que a empresa de perfumes e cosméticos estariam dando brindes grátis para as pessoas que entrassem em um site, respondessem a algumas perguntas e pagassem o valor do frete do produto, que seria grátis.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

A história está viralizando por meio de um vídeo de uma suposta influencer que teria recebido o mimo. Leia a mensagem contida no anúncio, a transcrição do vídeo e o texto do site:

Texto do anúncio: Deu a louca na Boticário!! Devido Dias das Mães e aniversário da empresa, estão selecionando pessoas para participar do quiz!, e ganhar um Perfume de graça… Veja se você está apto corra!

Transcrição do vídeo: Olha meu recebido… aí meninas… vocês já estão sabendo da promoção nova da Boticário. Enquanto eu abro isso aqui para mostrar para vocês, vou explicar… funciona da seguinte forma: vocês respondem uma pesquisa que é coisa de cinco a seis minutos e eles liberam um kit para vocês conseguem pegar quase qualquer kit. A única coisa que vocês vão pagar vai ser a entrega do produto. Isso é bem baratinho e eu escolhi esse kit maravilhoso clique no botão abaixo para garantir o seu também.

Texto do site: Oboticário A promoção termina em: Avalie e ganhe! Queremos descobrir o quão sortudo(a) você é! Participe de nossa avaliação e ganhe duas chances para girar nossa Roleta de Prêmios Especiais da nossa campanha da semana do consumidor.

Precisamos ter certeza de que você realmente entendeu o que está sendo discutido e que o produto chega aos clientes reais da nossa loja! O número de produtos e participantes é limitado! Pergunta 1 de 3 Como você descreveria a experiência de compra na loja O Boticário em uma palavra? FRAGÂNCIA COSMÉTICOS

Obrigado por concluir nossa avaliação! Hoje, Quarta-feira, 1 de Maio de 2024, você tem a chance de ganhar um produto oBoticário! Tudo que você precisa fazer é girar a roleta e torcer pelo seu prêmio favorito! Você tem 1 tentativa, boa sorte! Gire a roleta e concorra a incríveis kits: Perfume Linda + Creme Hidratante Lily Perfume Lily + Malbec Creme Nativa Spa Amostra de Perfume Malbec

ОК QUE PENA! Infelizmente não foi dessa vez! Mas você ainda tem mais uma tentativa. Boa sorte! Parabéns, você é vencedor!! 1. Clique no botão “RESGATAR PRÊMIO” na parte inferior para continuar 2. O pacote será entregue dentro de 5 a 7 dias úteis.

Checagem

A história se espalhou muito entre as pessoas que curtem a marca. Por isso, estamos aqui para “estragar o prazer” (principalmente dos golpistas) para apontar que se trata de um golpe. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a O Boticário está dando presentes de Dia das Mães para quem responder a pesquisa e pagar frete? 2) O que acontece se você seguir todos os passos descritos no site atribuído ao O Boticário? 3) Há alguma forma de reaver o dinheiro pago no golpe?

É verdade que a O Boticário está dando presentes de Dia das Mães para quem responder a pesquisa e pagar frete?

Infelizmente, não. Na realidade, o enredo da mensagem segue o mesmo de outros golpes que circulam na internet. Quem criou a falcatrua tem um objetivo principal: roubar o dinheiro pago pelo pretenso frete do produto grátis.

Para tanto, se utilizam de vídeos dublados por inteligência artificial e sites falsos. Tanto que, ao buscar nas redes sociais oficiais da O Boticário, nada encontramos sobre a ação.

O que acontece se você seguir todos os passos descritos no site atribuído ao O Boticário?

Você perde dinheiro. Na realidade, todo o enredo é criado para dar uma impressão de legitimidade ao golpe. Normalmente, os golpistas simplesmente somem com o seu rico dinheirinho.

Há alguma forma de reaver o dinheiro pago no golpe?

É difícil. Porém, a nossa dica de sempre é que você tente reclamar com as empresas que fazem a intermediação do pagamento. Há alguma chance, pequena, de tentar reaver o dinheiro pago. Você pode fazer isso por meio de reclamações em sites como Reclame Aqui, Procon ou Consumidor.gov.

Recomendamos também que você faça uma denúncia à polícia citando o site utilizado, apontando para as ferramentas utilizadas (como anúncios nas redes da Meta e plataformas de pagamento) e com outros detalhes. Como se trata de um golpe recorrente, a polícia terá que agir em breve.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Boticário esteja dando um kit para as pessoas que respondam a um quiz e paguem o valor do frete. Na realidade, a oferta é isca para mais um golpe que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).