Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Bateria de celular explode e põe fogo em casa, mostra vídeo #boato

Bateria de celular explode e põe fogo em casa, mostra vídeo #boato

Bateria de celular explodiu e pôs fogo em casa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento exato em que bateria de celular explode, assusta moradores e começa incêndio dentro de uma casa. 

Muitas pessoas sentem medo de celulares, especialmente quando ele está ligado em um carregador. A preocupação tem lógica: a possibilidade de uma explosão da bateria. Assim como qualquer equipamento que possa armazenar energia, a bateria pode sim explodir. Casos de explosões não são difíceis de serem encontrados. Em setembro de 2019, por exemplo, um celular explodiu nas mãos de um técnico, em Vitória (ES).

Na internet, um vídeo que supostamente mostraria a explosão de um celular está fazendo sucesso. As imagens mostram um homem e uma menina assistindo TV no sofá. Em determinado momento, se escuta um estouro. O homem levanta para olhar o que parece uma tomada. Segundos depois, uma explosão e muita fumaça assustam os dois, que saem correndo do cômodo. Em seguida, começa o fogo. Confira:

Versão 1: “Pra quem não acredita que bateria de celular não explode….. cuidado senhores…. vamos estar atentos!”. Versão 2: “BATERIA DE CELULAR EXPLODE! VAMOS TER CUIDADO”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bateria de celular explodiu e pôs fogo em casa?

As imagens são chocantes e colocaram medo em muitos internautas. Mas será que o vídeo realmente mostra a bateria de um celular explodindo e colocando fogo na casa? A resposta é não!

Vamos lá! Assim como dissemos anteriormente, a bateria, assim como qualquer outro equipamento que armazena energia, pode explodir. Porém, na história de hoje, a explosão não teve nada a ver com celular.

Para começar, ao ler as mensagens que estão circulando, percebemos que elas seguem aquele velho roteiro de fake news na internet. Elas são vagas (não dizem onde ou quando o acidente teria acontecido), alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre explosões de celulares não são novidade. A equipe do Boatos.org já desmentiu várias, como a que dizia que um celular teria explodido no rosto de um jovem. Também o caso que dizia que um celular teria pegado fogo no bolso de um jovem no meio do shopping e, por fim, o que indicava que um celular teria explodido e feito um buraco na calça de um jovem.

Se isso não bastasse, ainda teríamos a questão da lógica. É possível ver, claramente, que o primeiro estouro vem do chão (e não do celular). Além disso, por mais que uma explosão de bateria de celular possa causar estragos, a dimensão do incêndio do vídeo é muito maior.

Mas foi apenas depois de procurarmos pela origem do vídeo que matamos a charada. O vídeo, na verdade, mostra um acidente com um patinete elétrico.

A situação ocorreu no final de julho de 2008, em Beijing, na China. Um pai e sua filha assistiam TV quando a bateria do patinete explodiu. Nas imagens é possível ver o equipamento explodindo e pegando fogo. Segundo os donos, o patinete estaria carregando há cerca de sete horas quando o incidente aconteceu.

Em resumo: a história que diz que a bateria de um celular explodiu e colocou fogo na casa é falsa! O vídeo, de fato, é real. Mas as imagens mostram um incidente com um patinete elétrico, em 2018, na China. Ou seja, a história não passa de #boato. Até a próxima!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/30ro2Jf