Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Bancos digitais do Brasil (Nubank, C6, Inter e outros) vão falir por causa do Silicon Valley Bank #boato

Bancos digitais do Brasil (Nubank, C6, Inter e outros) vão falir por causa do Silicon Valley Bank #boato

Bancos digitais do Brasil (Nubank, C6, Inter e outros) vão falir por causa do Silicon Valley Bank, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Quase todos os bancos digitais brasileiros têm parcerias com o Silicon Valley Bank (que faliu na semana passada). Por isso, Nubank, C6, Banco Inter e outros vão falir.

Na última semana, um evento nos Estados Unidos estremeceu o mercado financeiro global. Após ter problemas financeiros, o Silicon Valley Bank foi fechado por entidades reguladoras norte-americanas.

A ação resultou em pânico nos mercados financeiros mundo agora. No meio disso, mensagens em redes sociais apontam que os próximos a quebrar seriam os bancos digitais brasileiros como o Nubank, C6, Banco Inter e Neon.

Algumas das mensagens apontavam as pessoas deveriam retirar dinheiro dos bancos. Outras apontavam que os bancos digitais brasileiros tinham “parceria” com o Silicon Valley Bank. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Bancos digitais. Atenção. Quem tem dinheiro em bancos digitais, tirem no máximo até amanhã, segunda vai ter uma grande surpresa. Versão 2: Claro! Aqui está uma lista de fintechs e bancos brasileiros que possuem parcerias com o Silicon Valley Bank: 1. Nubank 2. StoneCo 3. Banco Inter 4. Neon Pagamentos 5. PagSeguro 6. Vindi 7. Conductor 8. EBANX Essas empresas firmaram parceria com o Silicon Valley Bank

Bancos digitais do Brasil (Nubank, C6, Inter e outros) vão falir por causa do Silicon Valley Bank?

Nos últimos dias, o que não faltou foi, principalmente em redes sociais de vídeos (que está cheio de picaretas que se dizem entendidos de investimentos), gente “aconselhando” que se retire dinheiro dos investimentos nos bancos digitais (bom deve ser os investimentos em trading, né?). Porém, o tempo passou e a realidade mostrou que os bancos brasileiros não quebraram.

A situação de momento é a seguinte: no início da semana houve apreensão sobre possíveis efeitos da quebra do Silicon Valley Bank em startups brasileiras. Porém, a situação se inverteu quando as empresas citadas (como o próprio Nubank) anunciou que não tem qualquer relação com a instituição que faliu. O C6 Bank e o Banco Inter também apontaram que não têm exposição ao SVB.

Vale apontar que, mesmo que os bancos brasileiros sofressem algum impacto, as contas são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja: qualquer investimento no valor de até R$ 250 mil está segurado.

Mas o que explica a “lista de fintechs com parceria pelo Silicon Valley Bank”? Pois bem, a resposta foi obtida pelo ChatGPT. E se você não sabe, nem todas as informações passadas pela inteligência artificial estão corretas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que bancos digitais brasileiros vão quebrar por conta da falência do Silicon Valley Bank. As instituições citadas já apontaram que não serão afetadas e o pânico em questão não passa de papo de coach.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso