Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Apple vai desbloquear o iPhone 13 apenas para vacinados #boato

Apple vai desbloquear o iPhone 13 apenas para vacinados #boato

Boato – Para incentivar a vacinação contra a Covid-19, a Apple decidiu desbloquear o iPhone 13, novo lançamento, apenas para vacinas.

Todos os anos, a Apple causa frisson ao anunciar o lançamento de novos produtos. Foi assim com o iphone 8, iPhone 12 e neste ano não está sendo diferente com a versão “13” do aparelho. Porém, uma mensagem aponta para um “bônus” para quem comprar o produto.

Textos e vídeos apontam que a Apple decidiu desbloquear o uso do smartphone apenas para pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19. Isso seria feito para incentivar a vacinação, mas mensagens de negacionistas reagiram ao suposto anúncio de forma negativa. Leia algumas das mensagens que estão circulando por aí:

O ultimo que sair apaga a luz …. pls ! A Apple somente desbloqueará iPhone13 para vacinados!!! A insanidade só aumenta… “Juramos impedir que os não vacinados se conectem com o mundo”, disse Cook. “É a coisa moral a fazer.”

Apple vai desbloquear o iPhone 13 apenas para vacinados?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Os textos e prints do que seria o anúncio se espalharam com muita força em redes sociais. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens em questão, não é verdade que a Apple anunciou a tal função no novo smartphone da marca.

O histórico de fake news que tentam ligar a vacinação em massa (que, na realidade, é uma ação coletiva de combate à pandemia) a algo autoritário já nos deixam muito desconfiados. De “pessoas sendo presas por não se vacinarem” a “crianças sendo tiradas de pais não-vacinados”, o que não faltaram foram boatos desta natureza. No caso de hoje, não houve nada diferente.

Ao buscar por qualquer anúncio oficial ou mesmo notícias que dão conta do tal anúncio da Apple, nada encontramos. A tal denúncia só consta em fontes confiáveis como também acabou sendo desmentida por algumas destas fontes.

Ao serviço de checagem Fato ou Fake, do G1, a própria assessoria da Apple apontou que a informação é falsa e que os links que tinham prints da tal iniciativa não passavam e montagens e não eram oficiais.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Apple anunciou que vai desbloquear os telefones celulares apenas para quem já é vacinado. Além de o tal anúncio não constar em nenhuma fonte confiável, a própria empresa desmentiu a informação.