Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > App Threads vai hackear sua conta bancária e dados financeiros #boato

App Threads vai hackear sua conta bancária e dados financeiros #boato

App Threads vai hackear sua conta bancária e dados financeiros, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Foi descoberto o objetivo do App Threads. Ele foi criado para hackear a sua conta bancária e seus dados financeiros.

Nos últimos dias, uma nova rede social agitou o cenário digital. Criada pela Meta e com a base de usuários do Instagram, a Threads veio para concorrer diretamente com o Twitter. Tanto que angariou milhões de seguidores já de cara.

Em meio a isso, uma teoria começou a circular por vídeos em redes sociais, principalmente o TikTok. Nas legendas do vídeo, é dito que o Threads visa, na realidade, hackear sua conta bancária e dados financeiros. Leia uma das mensagens que está circulando online:

URGENTE APP THREADS, ALERTA! APLICATIVO Threads VAI HACKEAR SUA CONTA BANCÁRIA E SEUS DADOS FINANCEIROS NÃO INSTALE

Análise da mensagem que circula online

Vídeo: é falso que Alexandre de Moraes disse que quer corroer a democracia

Vimos a mensagem por meio de um vídeo no TikTok e soubemos que ela também foi compartilhada em um canal conspiracionista no Telegram. Ela tem algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citações de fontes confiáveis.

A mensagem é acompanhada por um vídeo no qual são citados alguns elementos. Um deles está no fato de a Threads não ter sido lançada na União Europeia. Outro está relacionado ao fato de os termos do Threads incluírem informações financeiras. Um terceiro (que pode ser que vire um “tópico principal” de uma checagem futuramente) relaciona o Threads com o 666 e a marca da besta.

Com isso, temos as seguintes perguntas a serem feitas. A primeira é se o Threads vai, de fato, hackear sua conta bancária e dados financeiros. A segunda é o que significam os elementos sobre o Thread apresentados no vídeo. A terceira é se é recomendável baixar e instalar o aplicativo.

O Threads vai, de fato, hackear sua conta bancária e dados financeiros?

Definitivamente, não. A legenda colocada no vídeo é, claramente, um recurso para que se chame atenção para algo que não irá ocorrer. Se a Meta tivesse a intenção de hackear dados bancários para realizar roubos, já teria feito isso no Instagram, Facebook e WhatsApp (o que não ocorreu). Não parece ser muito lógico a Meta partir para esta empreitada. O vídeo (que, por sinal, é de um contumaz disseminador de desinformação) também não apresenta qualquer prova sobre isso.

Então, o que significam os elementos sobre o Threads apresentados no vídeo?

Apesar de (ao contrário do que aponta o vídeo) não significarem o “hackeamento de dados”, são pontos que merecem atenção. Assim como em todas as principais redes sociais (incluindo as da Meta), os termos mostram ser extremamente invasivos em relação à privacidade das pessoas. Por causa disso e por conta da União Europeia ter regras mais rígidas em relação a privacidade, a Meta ainda não lançou a Thread na região.

Vale apontar, ainda, que alguns especialistas estão alertando que a Threads está em desconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. Ou seja: não vão hackear a sua conta, mas é possível que usem muito bem os seus dados.

É recomendável baixar e instalar o aplicativo da rede social?

Depende! Se você não se importa em ceder informações pessoais para publicidade direcionada (o que você já faz se tem uma conta em outra rede social, infelizmente) e quer experimentar a rede social, vá lá e crie. Agora, se você não se importar com o hype, pode esperar mais um pouco para saber se os “benefícios” da rede social superam estes fatores. Esta decisão é você quem vai tomar.

Da nossa parte, temos apenas que falar que é falso que a rede social Threads da hackear dados e contas bancárias. Trata-se de uma fake news sensacionalista que se aproveitou de informações reais sobre a rede social.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm