Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Anatel está dando 7 GB de internet em conscientização ao novo coronavírus #boato

Anatel está dando 7 GB de internet em conscientização ao novo coronavírus #boato

Anatel está dando 7 GB de internet em conscientização ao novo coronavírus, diz boato (foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em conscientização contra o novo coronavírus, a Anatel está dando 7 GB de internet grátis para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

O que não tem faltado nos últimos dias são notícias falsas na internet relacionadas ao novo coronavírus. E uma categoria que tem se destacado são das ofertas falsas que servem para golpistas roubarem dados no WhatsApp. Desta vez, vamos falar de um boato que usa o nome da Anatel.

De acordo com mensagens que circulam online, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está tentando conscientizar as pessoas sobre o coronavírus dando 7 GB de internet grátis. Para a pessoa ganhar, teria que entrar em um site no WhatsApp e compartilhar um link com amigos no aplicativo. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: *ANATEL* em conscientização contra o *_Corona Vírus_*, esta dando *GRATUITAMENTE 7GB de INTERNET* *RECEBER INTERNET:* [site] Versão 2: 20 GB de dados da Internet sem qualquer recarga Obtenha 20 GB de dados gratuitos da internet em qualquer rede móvel por 60 dias. Ganhe Agora!!! [site]

Anatel está dando 7 GB de internet em conscientização ao novo coronavírus?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente compartilhou a mensagem em nome da Anatel (e também a outra que não fala qual é a empresa e que fala em 20 GB). Mas será mesmo que a informação que aponta que a Anatel está dando internet grátis por causa do novo coronavírus para quem compartilhar um link no WhatsApp é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, essa aí é só mais uma daquelas mensagens que vendem “mundos e fundos” e não entregam nada. Acontece assim: você recebe uma mensagem chamativa no WhatsApp com um link para um site. Você é obrigado a entrar no site, responder algumas perguntas e, no final, compartilhar o link com amigos no WhatsApp. Se você seguir todos os passos, o seu telefone vai travar e nada vai acontecer. O vídeo explica:

Vale dizer que, ao buscar sobre a reputação dos sites citados no serviço Vírus Total, vimos que eles são classificados como com Malware pelo serviço Comodo e suspeito pelo serviço Forcepoint. Ou seja: o clique não é nada recomendado.

Para terminar, fomos procurar por mais detalhes sobre o assunto nas redes sociais da Anatel. Como era de se esperar, nada encontramos a respeito dos tais 7 GB grátis de internet. É importante citar que nem teria como a Anatel “dar” internet para as pessoas. Ela é uma agência reguladora e não uma operadora de internet ou de telefonia celular.

Resumindo: a história que aponta que a Anatel está dando 7 GB grátis de internet para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp é falsa. Não passa de mais um promoção falsa relacionada ao novo coronavírus.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM