Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > American Airlines faz 70 anos e está dando duas passagens aéreas #boato

American Airlines faz 70 anos e está dando duas passagens aéreas #boato

Boato – A American Airlines, Latam e outras companhias estão comemorando 70 anos e dando duas passagens aéreas para 200 pessoas. Entre em site.

Aqui no Boatos.org, já falamos diversas vezes sobre boatos relacionados a falsas promoções na internet (temos até uma lista a respeito do assunto). Mas, desta vez, parece que os golpistas se superaram na falcatrua.

Começou a circular em contas do WhatsApp e Facebook de diversos países uma mensagem em inglês que fala que uma empresa aérea estaria completando 70 anos e dando duas passagens aéreas grátis. Vimos versões da história com a Singapore Airlines, South African Airlines, Malaysian Airlines, Emirates Airlines, British Airways e outras empresas.

Dois casos chamaram atenção aqui no Brasil: a “promoção” assinada pela Latam (no caso, de 80 anos) e pela American Airlines. Leia o texto que circula online (em inglês) e a versão traduzida dele.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

American Airlines is celebrating its 70th anniversary by giving away 2 free air tickets to 200 lucky customers. Click below link to claim yours now and fly with _American Airlines

A American Airlines está comemorando seu 70° aniversário e está dando um par de passagens aéreas para 200 clientes sortudos. Clique no link abaixo para participar.

LATAM Airlines is celebrating its 80th anniversary by giving away 2 free air tickets to 200 lucky customers. Click below link to claim yours now and fly with _LATAM Airllines

American Airlines faz 70 anos e está dando duas passagens aéreas?

Como era de se esperar, a história viralizou em diversos lugares do mundo. No Brasil, a versão em inglês viralizou mais do que a em português. Isso nos faz chegar à conclusão de que as pessoas sabem mais sobre inglês do que sobre checagem de fatos. Sim, porque a promoção é falsa. Vamos aos fatos.

Na realidade, não há muito o que falar. Quem acompanha o Boatos.org já conhece de cor o script destas promoções. Caso você não conheça, a gente vai descrever aqui para você não ser mais enganado.

Primeiro, a mensagem aparece em alguma rede social falando de alguma promoção e apontando para um site. Depois de entrar no site, são feitas três perguntas simples e, em seguida, há o pedido para você compartilhar a mensagem para dez amigos. Depois disso, o seu celular trava e você não ganha nada.

A essa altura, você já deve ter pego um vírus no seu celular ou computador. Por sinal, o principal link usado na “promoção”, o getfreeflights.co, (pelo menos até agora) foi considerado como “de phising” pelo serviço Vírus Total. Mesmo que o link que você viu junto à promoção não seja esse, recomendamos que você não clique.

Resumindo: a história que aponta que a American Airlines e outras companhias estão completando 70 anos (por sinal, até a data de aniversário das empresas está errada) e dando passagens grátis é falsa. Seja em inglês ou português, o golpe que circula na internet é sempre o mesmo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.