Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ambev está distribuindo álcool gel de graça em site no WhatsApp #boato

Ambev está distribuindo álcool gel de graça em site no WhatsApp #boato

Ambev está distribuindo álcool gel de graça em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Ambev está distribuindo, de graça, mais de 1 milhão de unidades de álcool gel em um site no WhatsApp. Para ganhar, você precisa compartilhar um link com amigos.

Em meio à toda mobilização relacionada à questão do novo coronavírus, algumas empresas estão tentando fazer a sua parte. A Louis Vitton, por exemplo, paralisou a produção de uma fábrica de perfume para produzir álcool gel. Aqui no Brasil, a Ambev começou a produzir o produto para distribuir para hospitais.

Em meio a isso, surgiu no WhatsApp uma mensagem falando que a Ambev resolveu distribuir 1 milhão dessas unidades de álcool em gel para a população. Para ganhar, a pessoa teria que entrar em um site no WhatsApp (nas versões que vimos, era uma página chamada “reiaconamento.com”, outra chamada “cadastroonline.com” e, ainda, “oficiai.com”). Leia a mensagem que circula online:

Vi hoje de manhã no Jornal Hoje e agora achei essa matéria no site do G1, dá uma olhada… A Ambev está distribuindo gratuitamente mais de 1 milhão de unidades de álcool gel para hospitais e população em todo Brasil. A empresa disponibilizou um site para que os interessados possam pesquisar quais os pontos de distribuição mais próximos de seu endereço. Para saber como retirar os frascos você deve acessar [site] Lá você poderá…CONTINUE LENDO… AMBEV | RETIRE SEU ÁCOOL GEL Saiba onde estão os pontos de retirada do álcool gel Ambev mais próximos de seu endereço!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Ao entrar na página (com um design amador e cheio de erros de português), você se depara com uma lista de perguntas e, no final, há um pedido para que você compartilhe a mesma mensagem para um certo número de pessoas no WhatsApp para conseguir o álcool em gel da Ambev.

Ambev está distribuindo álcool gel de graça em site no WhatsApp?

A mensagem se espalhou muito na internet, principalmente por causa da procura das pessoas em relação ao álcool gel para prevenção do novo coronavírus. Mas será mesmo que a Ambev está fazendo a tal ação e pedindo para que as pessoas compartilhem uma mensagem para ganhar álcool em gel? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava. Na realidade, a mensagem nada mais é do que um daqueles velhos golpes que anunciam uma promoção falsa para roubar dados de internautas. Acontece da seguinte forma: mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, no final nada acontece. O vídeo abaixo explica:

Para provar que se trata de um golpe, resolvemos verificar pela reputação dos sites citados no serviço Vírus Total. O “oficiai.com” foi classificado como “site de phishing pelo serviço Kaspersky” e como “malicioso” pelo Sophos AV, assim como o “cadastrooline.com”. O “reiacionamento.com” foi classificado como “site de phishing” pelos serviços Fortinet e Kaspersky.

Só para ter certeza de que a informação é falsa, fomos procurar pelo anúncio da ação em sites oficiais. Como vimos, não há nada sobre distribuição e pedidos de compartilhamentos. O que há é uma ação para distribuir para hospitais. Leia o que a Ambev fala a respeito do assunto:

Pra gente da Ambev, ir além dos rótulos também é cuidar uns dos outros. Por isso, vamos transformar o álcool de nossas cervejarias em álcool em gel envasado em nossas próprias embalagens. A produção de meio milhão de unidades será toda doada para hospitais públicos das cidades mais atingidas pelo COVID-19, para que não falte a ninguém. Esta foi uma das formas que encontramos de ajudar neste momento onde toda solidariedade faz diferença. #AlémDosRótulos

Resumindo: a história que aponta que a Ambev está distribuindo álcool em gel para as pessoas que compartilharem um link com amigos no WhatsApp é falsa. Não passa de mais um golpe que se utiliza da pandemia do novo coronavírus para roubar dados de internautas. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Mm2JRu