Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe cita distribuição de leitores Kindle e livros para quem responder a quiz da Amazon

Golpe cita distribuição de leitores Kindle e livros para quem responder a quiz da Amazon

Amazon está dando livros e Kindle para quem responder quiz e pagar frete, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Amazon está dando livros e um leitor Kindle para as pessoas que responderem a um quiz e pagarem apenas pelo frete do produto. 

Análise

Está circulando na internet uma mensagem que aponta para mais uma “grande ação” daquelas. Agora, está sendo espalhado por redes sociais, como o Facebook e Instagram, que a Amazon está está dando livros e um Kindle (leitor de livros da marca) para as pessoas que entrarem em um site.

No site em questão, as pessoas teriam que responder a um quiz e, no final, colocar os dados e “pagar um valor de frete” pelo produto. Leia o texto do anúncio que circula online e também trechos do que está no site:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Texto do anúncio: Resgate prêmios da Amazon Livros como 01 Kindle ou um Box de Livros respondendo uma Pesquisa de Satisfação! Responda a Pesquisa da Amazon Livros e resgate um Kindle ou um Box de Livros Gratuitamente! Clique em Saiba Mais e Garanta sua recompensa por ajudar a marca!

Texto no site: Bem-vindo a pesquisa de satisfação Livros Amazon! Conecte-se com a gente! Responda pesquisa oficial da Amazon para nos ajudar a melhorar as experiência dos nossos leitores! Queremos nos posicionar com mais força no mercado brasileiro! Ao final, como recompensa, ganhe um livro ou box 100% de graça!

Parabéns! Você concluiu nossa pesquisa de satisfação Amazon! Sua jornada através do universo literário não apenas mostrou seu gosto na leitura, mas também garantiu um produto GRATUITAMENTE da coleção especial como nosso agradecimento. Clique no botão “RESGATAR” abaixo e você será redirecionado para um site ESPECIAL do resgate da sua oferta, escolha seu item preferido e continue se aventurando por íncriveis mundos! Não perca, esta é a sua chance de garantir o livro que faltava na sua coleção! Muito obrigado por se conectar conosco! RESGATAR

Checagem

Assim como em tantos outros casos tratados no Boatos.org, a história se espalhou com todas as forças na internet. Por isso mesmo que estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Amazon está dando livros e um Kindle para quem responder a um quiz? 2) O que acontece se você responder ao quiz e pagar ao suposto frete da Amazon? 3) Por que ninguém faz nada contra golpistas como estes?

É verdade que a Amazon está dando livros e um Kindle para quem responder a um quiz?

Não. A mensagem em questão não passa de mais um episódio do que chamamos de “golpe do frete”. Além de o site citado (registrado recentemente) não ter nada a ver com páginas oficiais da Amazon e não constar nada sobre a ação nas páginas oficiais da empresa, o modus operandi utilizado no conteúdo já é manjado entre golpistas.

O que acontece se você responder ao quiz e pagar ao suposto frete da Amazon?

Vamos antes falar do que seria este “passo-a-passo”. Primeiro, você vai responder ao quiz. Não importando a resposta, você vai ser direcionado a um site. Depois, você é instado a colocar dados pessoas para, no fim, pagar o valor do “frete” e ter o produto. Aí que mora o golpe. A partir do momento você paga o “frete”, os golpistas simplesmente somem com o seu dinheiro. Ou seja: se você chegou até a fase de “pagar o valor do frete”, vai, infelizmente, perder o dinheiro investido.

Por que ninguém faz nada contra golpistas como estes?

Infelizmente, há alguns motivos. O primeiro é que a detecção de quem cria estes conteúdos não é tão simples. São utilizados serviços no exterior (o que dificulta, por exemplo, saber quem registrou um domínio). Além disso, os valores roubados acabam não sendo, individualmente, vultosos (o que diminui o número de denúncias).

Terceiro: falta uma legislação mais específica para este tipo de crime. Um caminho seria punir, por exemplo, plataformas que aceitam este tipo de anúncio (o que a lei ainda não prevê).

Acreditamos que dado o volume de golpes do tipo (cometidos provavelmente pelos mesmos grupos), as autoridades policiais tenham que tomar uma atitude mais enérgica no futuro.

Conclusão

Golpe ⚠️

A mensagem que aponta que a Amazon está dando livros e um Kindle para quem responder a um quiz não passa de um golpe. Trata-se de mais uma versão de uma tática já manjada aqui no Boatos.org.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).