Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Air France (Iberia) dá passagens grátis por causa da Black Friday #boato

Air France (Iberia) dá passagens grátis por causa da Black Friday #boato

Air France (Iberia) dá passagens grátis por causa da Black Friday, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Air France (ou a Iberia) está dando passagens de avião gratuitas por conta da Black Friday.

Houve um momento que apenas um tipo de fake news acabou “furando” a bolha eleitoral: o das promoções falsas no WhatsApp. Agora, com a Black Friday, novas histórias falsas surgiram na internet.

A última história (na realidade, as últimas) aponta para um grande brinde de uma companhia aérea. De acordo com os textos que circulam por aí, a Air France (em alguns casos é dito que é a Iberia) estaria dando passagens de avião grátis por conta da Black Friday.

Para ganhar, a pessoa precisar entrar em um site, responder a algumas perguntas genéricas e, no final, compartilhar o link com amigos no WhatsApp. Confira o texto contigo no site:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Oi, É Black Friday para presentes da Airfrance: apresse-se, a janela de oportunidade está se fechando! Faça o nosso quiz, encontre o prêmio escondido e ganhe até 2 passagens de ida e volta para a Europa. Restam 245 presentes.

Pergunta 1 de 4: Você conhece a Airfrance? SIM NÃO Pergunta 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Pergunta 3 de 4: Qual é a sua classificação da Airfrance? INACREDITÁVEL MUITO BOM NÓS VAMOS NÃO É BOM Pergunta 4 de 4: Você nos recomendaria para seus amigos? SIM NÃO

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Esta é a sua chance! Você deve selecionar a caixa com o presente dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte ! OK Alegrar ! Você conseguiu ! Você ganhou uma (2) passagem de volta para a Europa. *** AS REGRAS *** 1. Você precisa contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre esta promoção. 2. Digite seu endereço de entrega e complete o registro.

Air France (Iberia) dá passagens grátis por causa da Black Friday?

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e, claro, deixar algumas pessoas curiosas sobre os tais prêmios. Se você é um destes curiosos, saiba que não há nada de brindes da Air France ou da Iberia. A informação em questão é falsa.

Quando nos deparamos com a história, já percebemos do que se tratava. Na realidade, é mais um daqueles sites falsos que escondem um golpe. Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, no final nada acontece.

Há três caminhos do que pode ocorrer: 1) Você é direcionado a um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular ou computador travar. 2) Você é direcionado a outro site de promoções falsas. 3) Você é direcionado a um site por meio de programas de afiliados. Em nenhum dos casos, o prêmio vai chegar.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o nome da Air France é utilizado em fake news na internet. Já desmentimos fake news sobre “aniversário da empresa e brindes” aqui e aqui.

Só por desencargo, resolvemos buscar nas redes sociais da Air France e da Iberia para saber mais a respeito da tal promoção. Como era de se imaginar, nada encontramos. Ou seja: a oferta falsa brotou mesmo em redes sociais.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Air France está dando prêmios grátis por causa da Black Friday para quem compartilhar um link no WhatsApp. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso