Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Adidas busca influenciadores para ganhar presentes e postar no Instagram #boato

Adidas busca influenciadores para ganhar presentes e postar no Instagram #boato

Boato – A Adidas criou o programa Adidas Influenciador & Expansor. Para ganhar presentes todos os meses, só é preciso seguir uma página e compartilhar o link no Instagram.

Sabe aquele velho golpe do WhatsApp que promete “coisas incríveis” para quem compartilhar um link com amigos no WhatsApp? Pois é. Parece que ele “migrou” (ou pelo menos foi passear) no Instagram. É justamente de uma história que circula na rede social que o Boatos.org acabou de entrar (segue a gente clicando aqui no perfil @boatosorg) que vamos falar hoje.

De acordo com uma mensagem que viralizou no Instagram e também “respingou” em outras redes sociais (como o Facebook e WhatsApp), a Adidas teria lançado o programa Adidas Influenciador & Expansor por meio de uma página chamada @adidasinfluenciadores.

A dinâmica do sistema seria muito simples. Para começar, o usuário teria que ter 200 seguidores. Depois teria que seguir a @adidasinfluenciadores e publicar o conteúdo promocional (a imagem) para os amigos na rede social. Os prêmios seriam kits de presentes mensais e “exposição” na página oficial da Adidas (@adidas). Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Vamos galera fanáticas em Adidas – Adidas Influenciador & Expansor. Nós vamos selecionar 100 pessoas para estarem nos representando nas mídias sociais. Você recebera a cada mês um pacote da Adidas com roupas e acessórios da temporada Seu trabalho será usar e postar.

Requisitos Ter no minimo 200 seguidores – Seguir @adidasinfluenciadores – Repostar essa imagem na sua historia e nos marcar. O que você ganha? – Todo mês um pacote da Adidas com roupas e acessórios – Vale presentes da Adidas – Exposição em rede sociais atraves do perfil via Pagina @Adidas.

Adidas busca influenciadores para ganhar presentes e postar no Instagram?

Parece que o “povo do Instagram” não está muito vacinado em relação às notícias falsas. Falamos isso por dois motivos: 1) A tal história circulou muito na rede social e muita gente acreditou na oferta. 2) Esse tipo de golpe é mais do que batido. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quase não precisamos sair da mensagem para atestar que ela é falsa. Só precisou fazer uma análise em três detalhes: o primeiro deles é o grande número de erros de português. Nunca uma empresa do porte da Adidas iria publicar uma peça publicitária com palavras como “minimo”, “ historia” e “atraves” (isso que nem citamos o “estarem nos representando”).

O segundo é a falta de lógica entre a divulgação do “perfil promocional” e o da empresa. Por que (aí por que, meu Deus) uma empresa cria uma promoção pedindo para que as pessoas sigam o “perfil A” (no caso o @adidasinfluenciadores) e, no banner promocional, fala que as fotos das pessoas vão ser publicadas no “perfil B” (no caso o @Adidas)? Coerência zero.

O terceiro detalhe está em um aspecto geral da promoção. Por que a Adidas (que tem quase 3 milhões de seguidores no Brasil) iria desejar que pessoas com 200 seguidores (sabemos que são de coração, mas é muito pouco) virassem divulgadores. Em que planeta isso faz sentido?

Já deu para perceber que a história é uma bobagem. Mas só para confirmar, fomos até o perfil da Adidas para ver se havia alguma informação a respeito. Como era de se imaginar, nada encontramos. Atualizado: o perfil da empresa no Instagram publicou um desmentido relacionado ao caso no profile: “Perfil oficial das três listras. Não estamos realizando nenhuma promoção ou sorteio”.  Ao buscar sobre o perfil citado na promoção (o Influenciadores), descobrimos que ele, inclusive, já foi deletado (ou teve o nome modificado).

Resumindo: a história que aponta que a Adidas está buscando influenciadores que estejam “dispostos” a ganhar presentes e publicar fotos em redes sociais (principalmente o Instagram) é falsa. Não passa de mais uma tentativa de golpe. É muito provável que esses caras criram esse “conto do vigário” para depois vender o perfil por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.