Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Zoonose foi assaltada e levaram uniformes de agentes da dengue #boato

Zoonose foi assaltada e levaram uniformes de agentes da dengue #boato

Boato – Se alguém dizer que é agente da dengue e entrar na casa de vocês, não deixe. Uniformes de agentes da dengue foram roubados.

Existe um boato antigo dizendo que coletes de agentes da dengue foram roubados e que ladrões estariam usando esses uniformes para entrar em casas. Já no ano passado, desmentimos esta informação. Pois bem, ela voltou. Circula na internet a informação de que a “Zoonoses de Barreiro” foi assaltada e que levaram vários uniformes de agentes de combate ao aedes aegypti.

Materias de agentes de combate à dengue foram roubados, diz boato
Materiais de agentes de combate à dengue foram roubados, diz boato

A história do roubo de uniformes voltou a ganhar força na internet após uma tentativa de assalto na capital mineira. No caso, alguns ladrões tentaram entrar em uma casa como agentes da dengue. Leia o que diz o texto que circula online:

 (ASSUNTO SÉRIO)

🔴URGENTE!!!🔴

Pessoal bom dia! Hj (29/02/2016) a Zoonoses do Barreiro foi assaltada e levaram vários uniformes de Agentes da Prefeitura.

Se chegar alguém na casa de vcs ou comércio falando q é agente da Dengue NÃO DEIXEM ENTRAR e solicitem crachás, identificações, certifiquem que realmente são funcionários da prefeitura… fiquem desconfiados. Se tiverem em casa sozinha, não abra a porta, peça para voltarem depois no horário que esteja mais pessoas em casa. Já assaltaram vários locais no Barreiro, inclusive uma casa no Flávio Marques hoje e um deles já foi preso (foto). Inclusive existem mulheres participando da quadrilha. Ajudem a divulgar e a proteger os parentes de vocês.

Realmente é fato que um homem tentou assaltar uma casa usando uniformes de agentes da dengue. Porém, a história do assalto nas zoonoses é falsa. Quem colaborou com esta reportagem foi o leitor Alessandro Cyrino (grande colaborador do nosso site). Ele entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte pelo Facebook e obteve a seguinte resposta:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que não há registro de roubo e uniformes nas unidades de controle de zoonoses do Barreiro nos últimos quatro anos. A tentativa de assalto realizada nesta segunda-feira (29/02/26) em uma residência no centro do Barreiro está sendo investigada pela Polícia.

A divulgação desse tipo de informação, não comprovada, compromete a saúde da população e a atuação de forma completa nos trabalhos de controle de vetores em um momento em que a cidade está infestada pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Portanto, ao ser abordado em sua residência por um agente que não conheça, ligue para o Centro de Saúde mais próximo. Telefones no site www.pbh.gov.br/barreiro – acesso rápido – Centros de saúde. Informe o nome completo do agente para confirmar se trata-se de um servidor da Prefeitura. Estamos todos juntos no combate ao Aedes. Se o mosquito mata, ele não pode nascer! Agradecemos o contato!

É óbvio que temos que ter cuidado com quem quer entrar em nossa casa e o procedimento de pedir crachá, uniforme e etc é valido. Porém, há uma diferença em apontar para casos pontuais como esse e falar que “há uma grande quadrilha assaltando casas”.

Resumindo: assim como nas histórias anteriores, não houve roubo de coletes de agentes da dengue do departamento de zoonoses. Houve, sim, um caso de tentativa de roubo a casas. Mas nada de “quadrilhas organizadas” e blábláblá.