Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vírus Marburg chegou ao Brasil e tem caso confirmado em Campo Grande (MS) #boato

Vírus Marburg chegou ao Brasil e tem caso confirmado em Campo Grande (MS) #boato

Vírus Marburg chegou ao Brasil e tem caso confirmado em Campo Grande (MS), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Secretaria de Saúde de Campo Grande (MS) confirmou um caso do vírus Marburg na cidade. O vírus chegou ao Brasil e vai obrigar brasileiros a se isolarem.

Ainda estamos sob o trauma de estarmos enfrentando uma pandemia e uma notícia que surgiu por aí só serviu para deixar mais gente assustada. De acordo com publicações baseadas em um alerta da Secretaria de Saúde da cidade de Campo Grande (MS), um vírus mortal havia chegado nosso país e poderia causar um novo lockdown.

O vírus seria o Marburg, que é da família do Ebola, tem grande letalidade e não uma vacina. Textos publicados inicialmente em veículos de mídia locais e reproduzidos (por textos copiados ou prints) em redes sociais apontam que Campo Grande havia emitido o alerta por ter confirmado um caso da doença. Leia duas versões de texto que estão pipocando na internet:

Versão 1: Virus mortal Marburg deve obrigar Brasileiros a se isolarem Campo Grande, no Mato Grosso do Sul confirmou, na manha no dia 3 de outubro um caso de infeccao pelo virus Marburg, emitindo um alerta maximo. Versão 2: Vírus mortal da febre Marburg já está no Brasil e pode gerar centenas de mortes O Brasil ainda não completou a imunização nacional de seus moradores contra a covid-19, e já se preocupa quanto um possível surto de um novo vírus mortal que já circula pelo país. A Prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul confirmou, na manhã no dia 3 de outubro um caso de infecção pelo vírus Marburg, emitindo um alerta máximo para os agentes de Saúde da cidade, pois o vírus é raro no Brasil e mortal para quem acaba infectado.

Vírus Marburg chegou ao Brasil e tem caso confirmado em Campo Grande (MS)?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não demorou para a história circular e causar pânico por aí. O que muitas pessoas que estão até agora compartilhando os alertas por aí não sabem é que não procede a informação de que um caso de pessoa infectada com o vírus Marburg foi confirmado no Brasil.

O que houve, na realidade, foi uma confusão com um documento interno publicado pela Secretaria de Saúde de Campo Grande no dia 2 de outubro de 2021. Tudo começou com um alerta interno que falsa da doença. O próprio documento começa a esclarecer as coisas.

No início, o documento, que tem como autor o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CG), explica o que é o vírus Marburg, quais são os sintomas e como se dá a transmissão. Já na primeira página há uma importante informação: “Não há caso de doença do vírus de Marburg registrado no Brasil”, diz o documento.

A partir daí, há informações sobre como deve ser feita a notificação de casos suspeitos e quais seriam as medidas de prevenção das equipes de saúde em casos do tipo.

No final, há a explicação do alerta, que é comunicar as equipes de saúde sobre como agir em situações de risco epidemiológico. Isso mostra que o documento que alerta sobre o vírus é de caráter informativo e, de acordo com a própria Prefeitura de Campo Grande (que teve que fazer esclarecimentos após a viralização do boato), “de rotina”.

Na realidade, o que motivou o alerta foi a notícia de uma morte causada pelo vírus Marburg em Guiné, na África. O caso ocorreu em agosto deste ano e deixou a OMS em alerta. Porém, não há relatos de que a doença tenha se espalhado. Em setembro, o país e a OMS anunciaram o fim do surto da doença no país.

Resumindo: é falsa a história que aponta que um caso de uma pessoa infectada com o vírus Marburg foi confirmado no Brasil. Na realidade, o alerta da Secretaria de Saúde de Campo Grande era de rotina e nada tinha a ver com um relato da doença no país.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso