Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vinho cura e previne o coronavírus e se beneficia de Medida Provisória do governo #boato

Vinho cura e previne o coronavírus e se beneficia de Medida Provisória do governo #boato

Vinho cura e previne o coronavírus e se beneficia de Medida Provisória do governo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Duas boas notícias. Descobriram que o vinho cura e previne o novo coronavírus e, por causa disso, governo criou a Medida Provisória 937 que o reconhece como remédio e beneficia os produtores.

Desde quando começamos a publicar desmentimos sobre o novo coronavírus, uma categoria da qual estamos sempre falando é a que aponta para curas milagrosas da doença. No caso de hoje, o “remédio milagroso” é o vinho.

De acordo com mensagens que circulam na internet, foi descoberto que o vinho ajuda a prevenir a infecção do novo coronavírus. Em alguns casos, as pessoas chegaram a achar que a bebida curaria a doença. Outro texto, publicado em um blog, aponta que, por causa disso, o governo reconheceu, em Medida Provisória, que o vinho é um remédio e garantiu subsídios a produtores. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Em tempos de quarentena, vamos de notícia boa! O Coronavírus morre no vinho! Essa afirmação foi feita em um comunicado emitido dia 23 de março pela Federação Espanhola de Enologia. Após os enólogos estudarem a composição química do vinho e os requisitos de sobrevivência do novo Coronavírus, concluíram que “a sobrevivência do coronavírus no vinho parece impossível porque a combinação concomitante da presença de álcool, um ambiente hipotônico e a presença de polifenóis (substâncias naturais antioxidantes que se encontram em abundância no vinho) impedem a vida e a multiplicação do próprio vírus”.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Em seguida, os enólogos foram questionados se então o consumo de vinho seria eficiente na prevenção da Covid-19 e eles asseguraram que o consumo moderado da bebida pode ser usado como um agente profilático, uma vez que “pode contribuir para uma melhor higiene da cavidade bucal e da faringe, onde é comum o vírus alojar-se numa eventual infeção”. Lembramos ainda que, 2017, um estudo da Universidade de Washington, descobriu que os flavonoides presentes no vinho, especialmente tinto, “poderiam deter o avanço da gripe (igualmente de origem viral) e limitar os seus sintomas”.

Versão 2: E o Vinho se beneficia com o Coronavirus A Medida Provisória de nº 937, de 31.3.2020 que será publicada no Diário Oficial da União amanhã, declara o Vinho, seja ele nacional ou importado um produto com tratamento de remédio de extrema urgência e de defesa nacional da saúde pública, por sua função. […]

Parece inacreditável, mas precisou uma epidemia de um vírus para que o Vinho pudesse finalmente ser olhado com carinho pelo governo. A iniciativa partiu do Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, do Ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, e teve a aprovação imediata do Ministro da Economia Paulo Guedes, que se reuniram ontem `a noite com o Presidente Jair Bolsonaro que determinou a redação da MP.

O que sabe é que a Medida Provisória de nº 937, de 31.3.2020 determinará que o Vinho fique isento de todos os impostos para que seu preço fique acessível a mais brasileiros. O Setor do Vinho e sua cadeia de vendas, representado pela Uvibra, ABBA, ABRAS, ABRASEL, entre outras entidades, foi chamado `as pressas a Brasília para uma reunião com o Ministro Paulo Guedes (deve estar acontecendo hoje), onde o governo solicitará uma contra-partida. […]

Vinho cura e previne o coronavírus e se beneficiou de Medida Provisória do governo?

As duas mensagens se espalharam com muita força na internet e deixaram muitas pessoas animadas (admito que eu também ficaria animado). Mas será mesmo que a informação que aponta para cura do novo coronavírus e redução de impostos do vinho é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Sempre que você vir uma mensagem falando de um produto “milagroso” do nosso dia a dia que possa prevenir ou curar o novo coronavírus repita um mantra: infelizmente, ainda não há cura para a doença. Apesar de alguns remédios como, por exemplo, a cloroquina, estarem sendo testados e vacinas também estarem em fase de desenvolvimento, a OMS aponta que ainda não existe comprovação de que há algo que cure ou previna a doença.

É justamente por causa dessa ausência (até o momento) de “medicamento mágico” que a recomendação da OMS e autoridades em saúde, no momento, é evitar o contato social e cuidar da higiene das mãos e de superfícies. Temos um vídeo “genérico” que fala sobre o que você deve fazer quando se deparar com uma “mensagem sobre cura”.

Na própria Espanha, onde a informação surgiu por meio de enólogos, a informação foi desmentida. De acordo com a Agência EFE, médicos desmentem a informação. O site Voz de Galícia também desmente a informação, assim como o El Periódico, que classifica a informação como um “bulo” (uma balela).

 

Agora, vamos à segunda informação: a que aponta que o governo deu um subsídio para produtores de vinho. Essa foi mais fácil de checar. Bastou fazer duas buscas. A primeira foi pela Medida Provisória 937. Ela nada tem a ver com subsídios para produtores de vinho. A MP, na realidade, trata de medidas de apoio econômico a autônomos e das regras do auxílio emergencial (também chamado de “Coronavoucher”.

A segunda busca foi no site que publicou a informação: o site do especialista em vinhos Didu Russo. Neste texto, de 2 de abril de 2020, ela deixa bem claro que o artigo que falava da “MP do vinho” não passava de uma “brincadeira de 1º de abril” (algo que ele afirmou fazer tradicionalmente).

Resumindo: nem o vinho tem o poder de curar ou prevenir o novo coronavírus tampouco produtores foram beneficiados com uma MP do governo. A primeira parte do fake já foi desmentida no país onde foi criada e a segunda era uma “pegadinha de 1º de abril.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f